J.J. Jamenson é censurado nos quadrinhos da Marvel

Cheyna Corrêa (Texto: William Prado)

J.J. Jamenson é censurado nos quadrinhos da Marvel
Imagem: Marvel Comics

O lendário editor do Clarim Diário, J. Jonah Jameson, tornou-se alvo de censura em mais uma história da Marvel Comics. O episódio acontece em ‘One World Under Doom #7’

Na trama, o vilão Doutor Destino alcança o controle mundial após expandir seu domínio pelo multiverso. Apesar de sua liderança autoritária, parte da população escolhe ignorar os riscos, enquanto jornalistas que ousam denunciar abusos passam a ser perseguidos.

Entre eles está Jameson, que acompanha em tempo real a repressão contra manifestações populares. Em uma de suas reportagens, ele chega a classificar o próprio Destino como “uma ameaça”, termo tradicionalmente usado por ele para se referir ao Homem-Aranha. Pouco depois, o jornalista é capturado pelas forças do tirano.

O lado contraditório de Jameson

Ao longo das décadas, Jameson foi retratado como alguém movido pelo medo de vigilantes mascarados, acreditando que eles poderiam gerar mais caos do que ordem. Por isso, sua hostilidade contra o Aranha sempre foi interpretada como fruto de temor e teimosia, e não de maldade.

Além disso, o personagem já demonstrou momentos de coragem jornalística, investigando corrupção, combatendo o crime organizado e, em algumas ocasiões, até mesmo apoiando super-heróis quando convencido de sua importância para a sociedade.

Divulgação: Marvel Comics

Um confronto com Capitão América

Um dos momentos mais emblemáticos de sua história acontece quando Capitão América o confronta, apontando a contradição entre sua admiração por heróis clássicos e sua rejeição a vigilantes como o Homem-Aranha. O diálogo ressalta a hipocrisia do editor, mas também mostra que suas motivações estão enraizadas em convicções equivocadas, e não em intenções malignas. 

Embora conservador quanto aos novos heróis, Jameson sempre teve valores ligados à liberdade que entram em conflito com a verdadeira ameaça que Destino representa. Para o editor-chefe do Clarim Diário, o preço da paz não deve interferir na liberdade de um povo. 

‘One World Under Doom #7’, escrito por Ryan North e ilustrado por R.B. Silva e David Curie, tem lançamento marcado para 10 de setembro de 2025.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA