O veterano ator Jack Nicholson, de 79 anos, considerado por muitos um dos maiores de sua época, se aposentou após 60 anos de carreira. Nos últimos três anos, circularam diversos rumores, mas agora a informação veio de uma fonte confiável.
Quem deu a notícia foi o ator Peter Fonda, um dos grandes amigos de Nicholson. “Ele está aposentado. Não quero falar por ele, mas ele já trabalhou muito e tornou-se uma pessoa muito bem-sucedida financeiramente”, disse Fonda.
Boatos de que Jack Nicholson tem enfrentado um estágio avançado do Mal de Alzheimer ganharam força recentemente. Contudo, tais especulações nunca foram confirmadas.
Carreira
Jack Nicholson começou sua carreira em 1958, quando interpretou o protagonista de The Cry Baby Killer, uma espécie de drama adolescente de baixo orçamento. Mas sua carreira só deslanchou mesmo alguns anos depois, nos filmes Viagem no Mundo da Alucinação, de 1967, e Sem Destino, de 1969, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante.
Em 1975, Nicholson interpretou Randle P. McMurphy, protagonista de Um Estranho no Ninho. Sua atuação, que foi aclamada pelo público e crítica, lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.
Por falar em Oscar, Nicholson possui a distinção de ser o ator que mais recebeu indicações para o prêmio mais importante do cinema, com 12, no total. Ele ganhou a estatueta mais duas vezes: de Melhor Ator Coadjuvante por Laços de Ternura, de 1984; e novamente como Melhor Ator por Melhor é Impossível, de 1997.
Sua última atuação foi no filme Como Você Sabe, lançado em 2010. O longa foi dirigido por James L. Brooks, com quem Nicholson trabalhou em diversos outros filmes.
Papéis marcantes

Jack Nicholson, premiado o melhor ator de 1975 por seu trabalho no filme ‘Um estranho no ninho’ (Foto: AP / Reprodução / Facebook)
Além dos papéis que lhe renderam três estatuetas do Oscar, Nicholson interpretou diversos outros personagens que também marcaram sua carreira.
Talvez o mais lembrado deles seja Jack Torrance, o protagonista de O Iluminado, de 1980, dirigido por Stanley Kubrick. Nicholson levou sua atuação ao limite no filme. Por exemplo, ele continuava a interpretar o personagem, mesmo quando não estava gravando e ganhou autorização de Kubrick para improvisar algumas linhas de diálogo. A famosa frase “Aqui é o Johnny!”, já no climax do longa, é uma delas.
Outro papel marcante em sua carreira foi o vilão Coringa, no primeiro filme do Batman, lançado em 1989. Nicholson até hoje se diz orgulhoso de sua atuação, que lhe rendeu entre 60 e 90 milhões de dólares na época.
Sua última atuação em um filme de renome foi em Os Infiltrados, de 2006, quando interpretou o gângster Francis Costello. O longa foi dirigido por Martin Scorcese e ganhou o Oscar de Melhor Filme.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar