O novo DCU comandado por James Gunn está deixando muita gente de cabelo em pé. Afinal, o que é canon e o que não é? Tem gente jurando que o Batman do Ben Affleck voltou, outros achando que é o do Robert Pattinson, e ainda sobra dúvida sobre O Esquadrão Suicida e Pacificador. Bora simplificar.
Reboot e retcon: o que tá rolando
A DC já é conhecida nos quadrinhos por reboots e retcons. Toda hora muda alguma coisa: Crise nas Infinitas Terras, Flashpoint, Novos 52, Rebirth… É tradição. O Gunn só trouxe isso pro cinema.
No caso do Pacificador, por exemplo, rolou um retcon logo no primeiro episódio da segunda temporada. A cena final da primeira temporada mostrava a Liga da Justiça do Snyder, mas agora virou a “Gangue da Justiça”, com Superman e Supergirl. Ou seja, os eventos aconteceram, mas de outro jeito.
E o DCU como um todo passou por um reboot: o universo foi recomeçado, mas Gunn ainda aproveita peças do passado quando interessa.
O que é canon de verdade
Segundo o próprio James Gunn, nada do antigo DCU é canon, a menos que apareça nas produções do novo. Isso significa que Esquadrão Suicida (2016), O Esquadrão Suicida (2021) e a primeira temporada de Pacificador são apenas “vagas lembranças”. Algumas coisas podem ter acontecido parecido, mas não são oficiais no novo universo.
Exemplo: no episódio 3 da segunda temporada de Pacificador, descobrimos que o Rick Flag ficou com a Magia. Esse detalhe do primeiro Esquadrão Suicida virou canon porque Gunn trouxe de volta. Já o Superman do Idris Elba indo pro hospital com uma bala de kryptonita? Isso nunca aconteceu com o Superman do David Corenswet, então não é canon.
Por enquanto, o que é 100% oficial no DCU:
- Creature Commandos
- Superman (2025)
- Pacificador – Temporada 2
E o que vem por aí: série dos Lanternas Verdes, filme da Supergirl, filme do Cara de Barro e a sequência do Superman, Homem do Amanhã.
E os Batmans?
O Batman do Ben Affleck não faz parte do novo DCU. O Batman do Robert Pattinson também não. O que vai valer mesmo é o novo Batman, que será apresentado em Batman: O Bravo e o Destemido, com o Damian Wayne como Robin. Já os filmes do Matt Reeves (The Batman e The Batman 2) e a série do Pinguim seguem em um universo separado, chamado de Batman Epic Crime Saga.
Ou seja, esqueça as teorias mirabolantes. Quer saber o que é canon? É só acompanhar os projetos que estão sendo lançados agora.
Seja o primeiro a comentar