A vencedora do Oscar Jamie Lee Curtis abriu o jogo sobre sua relação com o envelhecimento, os padrões estéticos impostos em Hollywood e sua preparação silenciosa para a aposentadoria. Em entrevista ao The Guardian, a atriz comentou sobre o tratamento da indústria a atores mais velhos, especialmente mulheres, e relembrou o declínio de carreira dos próprios pais, os ícones Janet Leigh e Tony Curtis.
Ao jornal inglês, ela afirmou:
“Vi meus pais perderem aquilo que deu a eles fama, vida e sustento, quando a indústria os rejeitou por causa da idade. Foi doloroso observar esse sucesso ser lentamente corroído até desaparecer.
Curtis, que retorna aos cinemas em 7 de agosto com Uma Sexta Mais Louca Ainda, sequência da comédia da Disney de 2003, explicou que tem se preparado para esse momento há décadas:
Venho me aposentando aos poucos há 30 anos. Me preparo para sair antes de ser desconvidada da festa.
Em um ensaio fotográfico que acompanha a entrevista, a atriz aparece com lábios de cera exagerados, uma crítica à obsessão por cirurgias plásticas. Aos 25 anos, ela se submeteu a um procedimento estético após um comentário ofensivo sobre sua aparência e diz se arrepender até hoje:
As bocas de cera são minha declaração contra a cirurgia plástica. Venho falando há muito tempo sobre o genocídio de uma geração de mulheres pelo complexo industrial cosmético. Elas estão se desfigurando.
Curtis reforça o uso do termo “genocídio” por considerar a palavra forte o suficiente para denunciar o apagamento de traços humanos naturais por meio de cirurgias, filtros e inteligência artificial.
O rosto com filtro virou o novo ideal. E o filtro é falso. Há muitos exemplos recentes na mídia — não vou citar nomes —, mas todos vimos.
Mesmo com as críticas ao sistema, Jamie Lee Curtis continua ativa em vários projetos. Além da nova comédia da Disney, ela vai estrelar o reboot de Assassinato por Escrito, produzir o drama The Lost Bus com Matthew McConaughey, e protagonizar Scarpetta, série já confirmada por duas temporadas no Prime Video, ao lado de Nicole Kidman. Ela também estrela e produz o terror psicológico Sender, com Britt Lower e David Dastmalchian, e estará na comédia dramática Imperfeitamente Perfeita, de James L. Brooks, ao lado de Woody Harrelson, Emma Mackey e Ayo Edebiri.
Seja o primeiro a comentar