Ao que tudo indica, Jane Foster vai ser a nova Thor do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) – ou, pelo menos, no filme que foi confirmado no painel da Marvel durante a San Diego Comic-Con deste ano. O Thor clássico não deve ser simplesmente descartado, já que tudo indica que ele continuará com os Guardiões da Galáxia.
Jane Foster foi inserida na Marvel inicialmente para ser um tipo de “Mary Jane” do Thor, ou seja, puramente um par romântico do asgardiano. Mas não é de agora que esses interesses amorosos deixaram de ser meras donzelas indefesas. Muitas delas, além de ganharem tiragem própria, até ganharam poderes em algumas ocasiões e combateram vilões.
E uma delas é a própria Jane Foster, que se tornou ninguém menos que a nova dona do Mjolnir. Mas como que ela ganhou os poderes do Thor?
Nos quadrinhos, Jane Foster foi diagnosticada com câncer terminal, e por ser uma mulher muito ligada à ciência, se recusou a receber tratamento a base de magia de Asgard. Porém pouco tempo depois, o Thor descobriu algo podre em seu passado que o fez perder a sua dignidade, e por consequência, seu martelo e os poderes do Deus do Trovão.
Isso permitiu que o Mjolnir escolhesse Jane Foster como sua nova portadora e isso a transformou na nova Thor. Nesta forma, ela não sentia mais os efeitos do câncer e nem os efeitos colaterais do tratamento.
E com tais poderes, Jane Foster foi capaz de realizar feitos impressionantes nos quadrinhos. Confira abaixo 6 deles.
1) Ergueu uma fortaleza submarina
Pra quem pensa que o Thor só é o que é por causa do Martelo, está enganado, já que ele é conhecido também por sua imensa força sobre-humana. O Thor é nivelado em força com o Sentinela e até mesmo com o Hulk quando não está em estado de fúria extrema. E isso também vale para Jane Foster.
[irp posts=”77098″ name=”Taika Waititi explica como a Thor de Jane Foster será chamada”]
Na imagem acima, você pode vê-la erguendo, quase na altura das nuvens, uma fortaleza submarina, que ela evidentemente levantou de baixo da água. E não só a fortaleza, mas também toda essa camada de gelo ao redor dela.
E para você ter noção dessa força sobre-humana, no quadrinho em que aparece a fortaleza no ar, Jane Foster nem aparece simplesmente porque ela é minúscula comparada à essa construção.
2) Encarou o Gladiador
O Gladiador é basicamente o equivalente ao Superman na Marvel. Talvez ele não tenha tantos feitos surpreendentes quanto os do Homem de Aço, mas ele não fica muito atrás. Ele já sobreviveu a explosões de estrelas, destruiu planetas com seus golpes e já lutou contra o Hulk. Até visão de calor e sopro congelante ele tem.
A única diferença é que enquanto o Superman fica mais forte a medida em que absorve mais energia solar, o Gladiador fica mais forte a medida em que ele se sente mais determinado.
E sim, a Jane Foster já foi corajosa o suficiente a ponto de enfrentar o Gladiador e se saiu muito bem. Ela deu vários golpes no rosto do personagem com o Mjolnir, além de resistir a ataques da visão de calor e a um gancho de direita dele.
3) Amassou uma porta de Adamantium e Vibranium
Poucos personagens na Marvel já foram capazes que quebrar esses dois poderosos metais. Thanos e Hulk são alguns exemplos, mas não podemos nos esquecer de outro: sim, a própria Jane Foster.
Na imagem acima, o Mjolnir ficou do lado de fora de um tipo de prisão espacial. E se Jane ficasse muito tempo longe do martelo, acabaria perdendo seus poderes e voltaria a sentir os efeitos do câncer.
Assim, ela precisava fazer com que o Mjolnir passasse pelos portões dessa prisão. Mas de acordo com um dos guardas, eles tinham um núcleo de Vibranium e placas de Adamantium.
Mesmo assim, Jane Foster tentou abrir os portões com as mãos. E ela não só conseguiu abri-los, mas também os amassou com suas próprias forças.
4) Encarou Odin
Esse é um ponto que ficou cercado de polêmicas, mas aconteceu e não muito o que reclamar. Sabemos que Odin, pai do Thor, é um deus de tanto poder que ele é capaz de encarar seres cósmicos de grande poder, como Galactus e os Celestiais.
Mas Jane Foster não se intimidou e partiu pra cima de Odin em uma ocasião. Ela ainda foi capaz de jogar o pai do Thor de Asgard até uma das luas de Saturno com o único soco.
No fim da luta, Odin ainda atirou uma rajada explosiva muito poderosa em Jane, mas ela ainda continuou viva.
5) Carregou uma ilha feita de ouro
Carregar uma ilha por si só já é um grande feito de força. Mas neste caso, estamos falando de uma ilha inteira feita de ouro.
Para efeito de comparação, a densidade média de uma rocha é algo em torno de 2.400 quilogramas por metro cúbico, enquanto a densidade do ouro é de quase 20.000 quilogramas por metro cúbico.
[irp posts=”76998″ name=”Valquíria será 1ª heroína LGBT da Marvel em Thor: Love and Thunder”]
Ou seja, uma ilha feita de ouro é quase 5 vezes mais pesada do que uma ilha feita de rocha. Ainda assim, Jane Foster não só conseguiu erguer essa ilha, que estava em queda livre, como ainda a levou para o sol
E esse feito não só confirma o nível de força bruta da Thor Jane Foster, como também mostra que ela resiste facilmente à temperatura da coroa do sol, o que o Thor normal já conseguiu fazer algumas vezes.
6) Lutou contra a Força Fênix
Por fim, você viu que Jane Foster encarou o Gladiador e Odin, personagens muito poderes. E não parou por aí.
Jane já encarou também a Força Fênix, outra entidade extremamente poderosa nos quadrinhos da Marvel. Ela é tipo um ser que existe para ajustar problemas no universo, mesmo que isso resulte no extermínio de muito planetas.
Jane Foster estava a uma galáxia de distância quando disse ser capaz de sentir o calor da Força Fenix, o que mostra que o calor de uma estrela não se compara ao que é emitido por essa entidade.
E mesmo assim, ela encarou a Fênix em uma ocasião. Sim, Jane não foi muito bem sucedida nessa missão, mas conseguiu mostrar uma resistência enorme ao enfrentá-la.
Seja o primeiro a comentar