O ator Jeff Goldblum, que participou de filmes como Thor: Ragnarok e Jurassic Park, esta sendo acusado de islamofobia por fãs do programa de TV RuPaul’s Drag Race.
No episódio mais recente do programa, Goldblum foi escolhido para ser jurado convidado. O tema das apresentações das drag queens era patriotismo.
A participante Jackie Cox – que tem descendência iraniana – optou por fazer uma apresentação com um hijab (o famoso véu utilizado pelas mulheres) para homenagear os muçulmanos que vivem nos Estados Unidos.
Jeff Glodblum perguntou para a participantes se ela era religiosa. Cox diz que não é e que escolheu a roupa como forma de dar visibilidade para pessoas de minorias religiosas.
Em seguida, o ator responde: “Tem algo nessa religião que é anti-homossexualidade e anti-mulheres? Isso complica a questão? Só estou levantando a questão e pensando em voz alta, e talvez esteja sendo estúpido.”
Esse comentário fez muitos internautas acusarem Jeff Goldblum de islamofobia por ter julgado o islamismo como um religião anti-mulheres e anti-LGBTQ.
“Jeff Goldblum é um pedaço de m… islamofóbico. Que enorme decepção”, disse uma internauta.
#JeffGoldblum is an islamophobic piece of shit. What a massive disappointment.
— Glumcore (@theprimalplot) April 26, 2020
Ao mesmo tempo, muitas pessoas também saíram em defesa do ator.
“Jeff Goldblum é um tesouro, fim! Ele não é islamofóbico, controlem suas emoções”, disse outro internauta
https://twitter.com/timmycaunce/status/1253981786973093889
Logo após o comentário, RuPaul, a drag queen que criou o show, decidiu se manifestar: “o drag sempre balançou as estruturas, digamos assim. Tem tantas camadas diferentes nesta apresentação. Se é para ser feita, este é o local para fazê-la”, disse.
“Eu tenho meus receios sobre a forma como pessoas LGBT são tratadas no Oriente Médio. Ao mesmo tempo, sou uma delas. O que é importante para mim é que, se você é diferente, você deve viver essa verdade”, disse Cox.
“Quando barraram imigrantes muçulmanos, isso destruiu muito da minha fé neste país e machucou muito a minha família. E isso é tão errado para mim. Precisava mostrar aos Estados Unidos que você pode ser LGBT e ser do Oriente Médio. Vão ter coisas complicadas nesse meio, tudo bem. Mas eu estou aqui, e eu mereço estar nos Estados Unidos tanto quanto qualquer outra pessoa”, complementou a participante.
Confira um trecho da fala de Jackie Cox no vídeo abaixo. Atenção: está em inglês.
“I’m here, and I deserve to be in America just as much as anyone else.”
Thank you for your bravery, @JackieCoxNYC – we’re so happy you’re here. ❤️#DragRace pic.twitter.com/aVCFXNKHHx
— RuPaul's Drag Race (@RuPaulsDragRace) April 25, 2020
Seja o primeiro a comentar