Jim Carrey critica versão sombria do Charada em ‘Batman’ e relembra seu papel em ‘Batman Eternamente’

Andre Cananea

Jim Carrey critica versão sombria do Charada em ‘Batman’ e relembra seu papel em ‘Batman Eternamente’
Jim Carrey (ao lado de Tommy Lee Jones) como o Charada em 'Batman Eternamente' (Divulgação/Warner Bros.)

Embora Paul Dano tenha recebido elogios pela interpretação intensa e perturbadora do Charada em Batman (2022), alguns fãs ainda sentem falta da fase mais leve e caricata do vilão. Entre eles pode estar Jim Carrey, que viveu uma versão bem mais cômica do personagem em Batman Eternamente (1995).

Em entrevista ao portal Unilad, Jim Carrey revelou que nunca assistiu ao filme de Matt Reeves, mas comentou ter sentimentos ambíguos sobre o tom da nova adaptação:

É uma versão muito sombria. Tenho emoções mistas sobre isso. Amo o Paul Dano como ator, ele é tremendo. Mas me preocupo um pouco com a ideia de encorajar pessoas a imitar certos comportamentos violentos.

O astro demonstrou desconforto com o realismo brutal da nova versão, que remete a criminosos reais radicalizados na internet. Para Carrey, esse tipo de violência pode acabar servindo de inspiração para pessoas problemáticas.

Paul Dano: versão sombria do Charada em ‘Batman’, de 2022 (Divulgação/Warner Bros.)

A crítica de Jim Carrey ecoa um debate antigo entre fãs: os filmes do Batman devem ser campy ou sombrios? Desde Batman Begins (2005), as adaptações cinematográficas do herói passaram a seguir um caminho mais sério e realista, o que conquistou muitos espectadores, mas também afastou aqueles que sentem falta do tom mais leve e divertido.

O próprio Carrey lembrou, na época da divulgação de Batman Eternamente, que seu Charada também tinha uma camada de ameaça por trás da comédia:

Assim que você ri, ele te atinge com uma pedra.

Para o ator, era possível misturar humor, estranheza e uma dose de perigo sem precisar recorrer a inspirações em violência do mundo real.

Enquanto muitos hoje preferem as versões sombrias de Christopher Nolan e Matt Reeves, o estilo mais colorido de Joel Schumacher ainda tem espaço no coração dos fãs — principalmente por trazer vilões caricatos, divertidos e, ao mesmo tempo, memoráveis.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA