por Vinícius Miranda
A franquia Wolfenstein vai ganhar uma adaptação para TV pelas mãos da Amazon MGM Studios! Segundo a Variety, a produção já está em andamento, embora os detalhes da trama ainda estejam bem guardados. O que se sabe até agora é que a premissa será fiel ao espírito dos jogos: “A história de matar nazistas é atemporal”, afirma o produtor.
Uma equipe de peso no comando
Por trás do projeto está Patrick Somerville, criador das séries Maniac (Netflix) e Station Eleven (HBO Max). Fã declarado da franquia desde criança, Somerville vai assumir como roteirista, showrunner e produtor executivo, trazendo seu estilo já conhecido por misturar drama existencial com tramas surreais e emocionantes.
Além dele, temos ninguém menos que Jonathan Nolan e Lisa Joy, as mentes por trás de Westworld e Fallout, na produção, junto de Athena Wickham pela Kilter Films. A MachineGames, estúdio responsável pelos jogos mais recentes de Wolfenstein, também vai meter a mão na massa com a presença de Jerk Gustafsson na produção executiva.
Quem é B.J. Blazkowicz?
Se você não está familiarizado com Wolfenstein, a franquia acompanha o soldado americano William “B.J.” Blazkowicz em missões suicidas contra o regime nazista. Mas não é só isso, os inimigos da vez não são meros soldados. Ao longo dos jogos, B.J. enfrenta experimentos bizarros, zumbis, robôs, e até cultos ocultistas que tentam virar a maré da guerra usando ciência macabra e rituais satânicos.
Os jogos mais recentes da franquia ainda foram mais além, sendo ambientado em uma realidade paralela onde os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial, com B.J. agora fazendo parte de uma resistência contra o regime.
O legado de Wolfenstein
Criado originalmente em 1981 com Castle Wolfenstein, o game era um título top-down (visão de cima) e um dos precurssores do gênero stealth. Mas foi em 1992, com Wolfenstein 3D, que a série virou referência ao popularizar o gênero FPS. Desde então, foram lançados 14 jogos, incluindo spin-offs e até uma versão em realidade virtual chamada Wolfenstein: Cyberpilot.
Uma adaptação para o cinema chegou a ser anunciada em 2012, mas nunca saiu do papel. Agora, com o sucesso da série Fallout, parece que a Amazon está decidida a apostar de verdade no universo de Wolfenstein.
Além de Wolfenstein
A Amazon vem se consolidando como uma das principais casas para adaptações de videogames. Além de Wolfenstein, a plataforma tem em produção:
–Mass Effect, com grande expectativa entre os fãs de ficção científica;
–God of War, adaptação aguardadíssima do icônico jogo da PlayStation
–Warhammer 40.000, com Henry Cavill à frente do projeto
–Fourth Wing, adaptação da fantasia adulta de Rebecca Yarros
Sem falar nos projetos já lançados, como The Peripheral e o já citado Fallout, que não só agradou os fãs como também garantiu uma renovação imediata para novas temporadas.
Seja o primeiro a comentar