8 jogos de videogame em que o protagonista não fala

Redação

8 jogos de videogame em que o protagonista não fala
Foto: iStock

O universo dos jogos de videogame possui uma infinidade de títulos e gêneros. Além da variedade de histórias, objetivos, temáticas e desenvolvedoras, existe um quesito que também é muito particular e fundamental para gerar experiências nos jogadores: o protagonista da partida.

Existem heróis que precisam mostrar para o que vieram, explicar sua origem, o que precisam fazer, de que modo irão realizar, suas motivações e uma série de coisas. Mas também existem os astros que deixam suas ações falarem por si.

Alguns gamers enxergam isso como uma escolha preguiçosa por parte das desenvolvedoras, já outros acreditam que a falta de diálogo tornou o jogo mais interessante e imersivo.

Por isso, essa tendência foi fortemente adotada no universo dos videogames, e ao longo dos anos foram surgindo mais personagens fantásticos e enigmáticos, que, mesmo sem falar absolutamente nada, são bem desenvolvidos e demonstram a sua força e singularidade com o que fazem.

Confira uma lista de 8 jogos de videogame com esse tipo de protagonista que não fala:

1. GTA III

A estrela do jogo, Claude Speed, junto de outros personagens da franquia, não emitia nenhum som. No entanto, o destaque se deu pela revolução tecnológica que o jogo trouxe em relação a sua versão anterior, o GTA II.

2. Crash Bandicoot

Os jogos mais antigos não precisavam de tanta sofisticação para serem excelentes. No caso do Crash, por exemplo, ele só precisava pular e rodopiar, e todos o adoravam.

3. Doom

O personagem Doom Slayer fala no campo de batalhas, sem emitir som e apenas rasgando demônios sem nenhum esforço. A id Software decidiu silenciá-lo em 2016, ao reiniciar a franquia. No entanto, o seu silêncio serve para reforçar sua natureza estoica e ressaltar a carnificina que está acontecendo ao redor dele.

4. Pokémon Red & Blue

A ausência de palavras por parte de Red não incomoda os jogadores desse título, pois a sua integração à história é muito boa.

Além disso, ao criar Pokémon, Satoshi Tjiri idealizou que o protagonista dos jogos fosse um espelho para o jogador, a fim de gerar mais identificação e reconhecimento. A possibilidade de nomear o personagem e o seu silêncio são partes desse objetivo.

5. The Legend of Zelda

O protagonista Link é considerado um dos ícones silenciosos, pois derrota todos os seus inimigos e deixa os outros personagens do jogo aterrorizados, sem ao menos falar uma palavra.

O seu silêncio é justificado no diário da Princesa Zelda, explicando que Link opta por ficar quieto para evitar incomodar os outros com os fardos que ele carrega consigo.

6. Half Life

O personagem principal, Gordon Freeman, de um dos maiores sucessos da Valve, demonstra que o seu simples olhar ou aceno de cabeça são suficientes para transmitir seus sentimentos.

7. BloodBorne

O Caçador, de BloodBorne, estava sempre muito ocupado lidando com monstros e outras aberrações que ele precisava matar. Portanto, não sobrava muito tempo para conversas, inclusive quando encontrava algum outro NPC.

8. Dishonored

Corvo Attano é um assassino habilidoso e um herói injustiçado que tenta provar sua inocência após ser acusado da morte de uma rainha.

A furtividade do jogo é incentivada por meio de um conjunto de armas, como espadas, arma de pressão 6.0 e muitas outras, e poderes sobrenaturais.

Por ser um jogo em primeira pessoa, o silêncio contribui para a imersão do jogador no contexto.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA