A atriz francesa Juliette Binoche brilhou no Festival do Rio 2025 com a estreia de In-I in Motion, seu primeiro longa como diretora, exibido em sessão de gala no histórico Cine Odeon, no centro do Rio de Janeiro.
Durante a apresentação, realizada na noite de 5 de outubro, Juliette revelou ao público o desejo de, em breve, trabalhar em uma produção brasileira:
Eu adoraria, eu adoraria. Tenho uma ideia. Espero que isso aconteça um dia.
In-I in Motion acompanha o processo criativo de um espetáculo concebido por Juliette em parceria com o aclamado coreógrafo e dançarino britânico Akram Khan, apresentado pela primeira vez em 2007. A atriz vencedora do Oscar contou que a ideia de transformar a performance em um documentário surgiu após o incentivo do astro Robert Redford, que assistiu à montagem original.
Sobre o filme, Juliette Binoche afirmou o seguinte em entrevista à Variety:
Passei anos na sala de edição trabalhando na história do filme. É um processo muito intuitivo, muito próximo da atuação — você precisa confiar naquilo que sente ser verdadeiro.
- Cena de ‘In-I in Motion’
- Cena de ‘In-I in Motion’
Temporada França-Brasil 2025
A exibição de In-I in Motion integra a Temporada França-Brasil 2025, iniciativa firmada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Como parte da celebração, o Festival do Rio — que acontece até o dia 10 de outubro — exibe 74 produções francesas recentes, além de clássicos do cinema do país. Entre os destaques estão L’Aventure, de Sophie Letourneur, que também apresenta seus filmes Viagens à Itália (Voyages en Italie) e Enormes (Énormes); Zouzou e Annie Colère, de Blandine Lenoir; e Amor em Foco (L’Amour Flou) e Diga a Ela Que Eu a Amo (Dites-lui que je l’aime), de Romane Bohringer, exibido no Festival de Cannes 2025.
O programa também destaca cineastas mulheres como Alice Diop (Saint Omer), Valérie Donzelli (O Amor e as Florestas), Rebecca Zlotowski (Grand Central e Vida Privada, selecionado para Cannes 2025) e Alice Winocour, que apresenta Alta-Costura (Couture), estrelado por Angelina Jolie e Louis Garrel, filme exibido em Toronto e San Sebastián.
Além das exibições, o festival promove o Rendez-Vous Unifrance no Festival do Rio, encontro voltado ao mercado audiovisual que reúne distribuidores latino-americanos, produtores e representantes de cerca de 20 empresas francesas. O objetivo é ampliar a presença de filmes europeus no Brasil e fortalecer as parcerias entre os dois países.
Sobre isso, Ilda Santiago, diretora executiva e de programação do Festival do Rio, afirmou:
Essa conexão com a França vai além do intercâmbio cultural. Ela reforça a importância do Brasil como mercado para o cinema francês e impulsiona as relações audiovisuais entre as duas nações.
Com informações do portal Variety.
Seja o primeiro a comentar