Justiceiro volta ao Universo Marvel com nova série em quadrinhos, que sai em setembro

Andre Cananea

Justiceiro volta ao Universo Marvel com nova série em quadrinhos, que sai em setembro

Por Felipe Mennucci

Depois de um bom tempo ausente, Frank Castle retornará ao universo dos quadrinhos da Marvel em setembro, em uma nova minissérie em cinco partes intitulada Punisher: Red Band.

A série é escrita por Benjamin Percy e desenhada por Julius Ohta, dupla conhecida pelo trabalho em Hellverine (2024). Percy em particular não é estranho a realizar trabalhos com anti-heróis, tendo roteirizado todas as 50 edições de Wolverine Vol.7 (2020).

Punisher: Red Band será voltada para o público adulto, e nos EUA será vendida dentro de um saco plástico devido ao conteúdo explícito. Vale destacar que não é apenas Frank Castle que retornará, mas o traje tradicional do personagem com o logo de caveira também irá voltar.

Preview

O preview da primeira edição mostra Frank Castle acordando coberto de sangue em um campo de batalha e com vários corpos ao seu redor. O personagem perdeu as memórias sobre quem é, apesar de seus instintos de combate permanecerem preservados.

Esse preview parece indicar que a Marvel vai provavelmente ignorar os últimos acontecimentos do anti-herói nos quadrinhos, em especial a série em 12 partes publicada nos EUA em 2022 com roteiros de Jason Aaron e arte de Jesus Saiz, e publicada no Brasil pela Panini em um especial em quatro partes.

Nessa história, o Justiceiro tornou-se um agente superpoderoso do Tentáculo conhecido como O Punho da Besta. Frank passou a usar esses novos poderes para aumentar a eficácia da sua guerra ao crime, e durante esse período ele chegou inclusive a matar o deus grego da Guerra, Áries. A principal surpresa, porém, consistia no fato de que a esposa dele, Maria, havia sido revivida.

Obsessão

Durante essas doze edições, Aaron explorou bastante o conceito de que no fundo o Justiceiro não é movido pela morte de sua esposa e filhos, mas sim por uma obsessão em matar criminosos e em travar uma guerra eterna.

A história também mostrou um Frank Castle que no passado encontrava enormes dificuldades de se adaptar a uma vida normal, e que não sabia se relacionar com sua família. A ideia não é que Frank não se importasse com eles, mas sim que ele não sabia como demonstrar isso. Tanto é assim, que pouco antes de morrer, as últimas palavras de Maria para Frank foram “Eu quero o divórcio”.

Vingadores

Eventualmente, o Justiceiro é detido pelos Vingadores e pela própria Maria, que fica horrorizada aos descobrir o que seu marido fez em nome dela e dos filhos. Ela acaba rejeitando Frank, e vende todos os esconderijos e bens que o Justiceiro possuía, e assim, conclui o “divórcio”, ficando com metade do dinheiro e doando o restante para instituições de caridade.

Ao final, os Vingadores (aqui numa equipe composta pelo Capitão América, Wolverine, Doutor Estranho, Cavaleiro da Lua e Viúva Negra) realizam uma votação para decidirem o que fazer com o Justiceiro. Quando eles estão prestes a dar o veredito, Frank usa o que sobrou de seus poderes como o Punho da Besta para se transportar para uma realidade alternativa conhecida como “Mundo Bizarro”.

Lá, Frank abandona o nome de Justiceiro, e passa a se dedicar a resgatar e proteger órfãos de uma guerra civil. O arco parecia encerrar a carreira de Frank Castle como o maior assassino do Universo Marvel.

Na época, a Marvel enfrentava um dilema com o personagem, cujo logo havia sido adotado por vários grupos extremistas nos EUA, algo que foi condenado por vários nomes icônicos ao universo do Justiceiro, como Garth Ennis e Gerry Conway. Jason Aaron chegou inclusive a escrever uma carta ao final da edição 12, dizendo que a vida de Frank era na verdade uma grande tragédia.

Depois disso, a Marvel lançou uma nova série do Justiceiro, que era estrelada por um novo personagem, o ex-agente da SHIELD, Joe Garrison. Mas o título não durou muito, e acabou sendo cancelado depois de algumas poucas edições em razão das baixas vendas.

Punisher: Red Band #1 será publicada nos EUA em 10 de setembro de 2025.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA