Kaioken: saiba tudo a respeito da técnica de Goku em Dragon Ball

Augusto Ikeda

Kaioken: saiba tudo a respeito da técnica de Goku em Dragon Ball

Goku já usou diversas técnicas diferentes ao longo de Dragon Ball. Uma que se tornou conhecida, mas foi caindo em desuso com o passar do tempo, foi o Kaioken, que o protagonista aprendeu em seu período de treinamento com o Senhor Kaioh.

A técnica consiste em aumentar o ki do usuário como se fosse uma batida de coração, deixando-o mais forte e mais rápido. No entanto, também possui um contratempo: coloca uma carga muito grande no corpo.

Se você quer saber tudo a respeito do Kaioken, confira um guia sobre a técnica abaixo.

Kaioken: tudo que qualquer fã de Dragon Ball deve saber

Visão geral da técnica

O Kaioken foi desenvolvido pelo Senhor Kaioh. No entanto, Goku foi a única pessoa que conseguiu aprender a técnica com sucesso (nem seu criador conseguiu usá-la) e passou a ser utilizada pelo protagonista após ser ressuscitado pela primeira vez.

Como dissemos acima, o Kaioken aumenta consideravelmente o poder do seu usuário. Sua forma inicial deixava o protagonista duas vezes mais forte que o normal, mas também aprendeu a aprimorá-la e começou a multiplicar seu poder em várias vezes.

Por exemplo, enquanto viajava para Namekusei, Goku treinou com a gravidade aumentada em 100 vezes, o que o permitiu multiplicar o Kaioken em 10 vezes.

Em um dos filmes da franquia, Goku chegou a usar o Kaioken multiplicado em 100 vezes. No entanto, como os longas não são considerados oficiais, o fato não deve ser levado em conta.

No entanto, conforme dito no início, o grande contratempo do Kaioken é que ele coloca uma carga muito grande no corpo de Goku.

Por exemplo, ao usar a técnica aumentada em quatro vezes, durante seu primeiro confronto contra Vegeta, o corpo de Goku ficou destroçado e mal conseguia se mover sem sentir dores. O protagonista até chegou a gritar de dor quando levou um tapa amigável de Yajirobe.

Em Dragon Ball Super, o Velho Kaiohshin diz que usar o Kaioken e o Super Saiyajin ao mesmo tempo é algo impossível e que poderia até mesmo matar Goku. O motivo é que a transformação causa uma agitação emocional tão grande que impossibilita o controle de ki exigido pela técnica do Senhor Kaioh.

No entanto, isso não acontece com o Super Saiyajin Azul. Tanto que Goku conseguiu usar o Kaioken nesta transformação.

A técnica também se tornou conhecida dos fãs por conta de sua intensa aura vermelha, que era constante, diferente do Super Saiyajin.

[irp posts=”95706″ name=”Dragon Ball Z: fã encontra curioso easter egg sobre Gohan; confira”]

As principais lutas em que Goku usou o Kaioken

Goku usou o Kaioken pela primeira vez quando enfrentou Nappa. Com a técnica, o protagonista chegou a deixar o saiyajin paralisado. Depois, também a utilizou em sua luta contra Vegeta, mas o duelo entre o dois terminou empatado e com os saiyajins bastante feridos.

O protagonista voltou a fazer uso do Kaioken em Namekusei para enfrentar os guerreiros das Forças Especiais Ginyu, bem como durante seu famoso e longo duelo contra Freeza.

No entanto, como havia despertado o Super Saiyajin na luta contra o vilão, Goku deixou de usar a técnica do Senhor Kaioh, já que ela era inferior a sua nova transformação. Tanto que depois disso, o protagonista nunca mais a utilizou no manga original.

Já no anime, Goku ainda a usou em um episódio filler. Durante sua luta contra Paikuhan no Torneio do Outro Mundo, ele conseguiu a utilizar em conjunto com o Super Saiyajin, mas ficou exausto após usá-la.

O Kaioken só voltou a aparecer em Dragon Ball Super. O motivo é que com o Super Saiyajin Azul, Goku aprendeu a ter o controle perfeito do seu ki, o que o permitiu voltar a usar a técnica novamente.

Goku a miturou com a transformação durante sua luta contra Hit, o que o permitiu se sobrepor ao famoso Salto no Tempo do guerreiro. No entanto, optou por usá-la rapidamente para evitar riscos.

Após terminar de usá-la, Goku também ficou exausto e com o corpo bastante dolorido. Tanto que por alguns dias, passou alguns dias sofrendo de uma síndrome que o impediu de controlar seu ki até mesmo para coisas básicas, como voo.

Por conta disso, o Senhor Kaioh alertou o protagonista dos riscos de usar a técnica com a transformação sem um treinamento apropriado.

No mangá, Goku aprendeu a contornar esses contratempos e chegou misturar o Kaioken com o Super Saiyajin Azul para sua famosa luta contra Jiren.

[irp posts=”95527″ name=”Namekuseijins: saiba tudo a respeito da raça alienígena de Dragon Ball”]

As variações do Kaioken

  • Ataque e finalizador Kaioken: ataque físico aprimorado com a técnica que Goku usou contra Vegeta e Nappa.
  • Kamehameha Kaioken: a técnica usada em conjunto com o kamehameha
  • Kaioken Super Saiyajin Azul: a junção da técnica com a transformação, Foi desta forma que Goku passou a usar o Kaioken aumentado em 20 vezes.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Dragon Ball Goku Kaioken
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA