A atriz Karla Sofía Gascón, indicada ao Oscar, anunciou que não estará presente na cerimônia do Prêmio Goya, o equivalente espanhol do Oscar, que acontece neste sábado em Granada.
A decisão vem após a repercussão negativa de publicações antigas em suas redes sociais. Gascón é uma das protagonistas de Emilia Pérez, filme que está concorrendo a Melhor Filme Europeu.
De acordo com um porta-voz da distribuidora Wanda Visíon, que co-distribui Emilia Pérez com a Elástica Films na Espanha, a atriz não comparecerá ao evento.
Embora Gascón não tenha sido indicada ao prêmio, havia a expectativa de sua presença.
Caso o filme vença como Melhor Filme Europeu, os representantes de suas produtoras, Miguel Morales da Wanda Visíon e Enrique Costa da Elástica Films, irão aceitar o prêmio em nome da produção.
A polêmica envolvendo a atriz teve início quando tuítes antigos com conteúdo racista e homofóbico foram revelados, gerando grande repercussão.
Embora Gascón tenha se desculpado publicamente e deletado sua conta nas redes sociais, suas entrevistas subsequentes, nas quais ela se declarou vítima de “cancelamento cultural”, acabaram por intensificar as críticas.
Além da cerimônia do Goya, a controvérsia também impactou a carreira literária de Gascón.
A editora Dos Bigotes decidiu cancelar o lançamento da versão revisada de sua autobiografia Karsia: An Extraordinary Story, programado para março de 2025.
A editora justificou a decisão com seu compromisso com “igualdade, inclusão e diversidade”, ressaltando que, apesar dos problemas públicos, Gascón sempre foi “gentil e generosa” nas interações pessoais.
No entanto, o filme Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard, continua a ter um bom desempenho nas bilheteiras espanholas.
Até o momento, a produção arrecadou €1,6 milhões (aproximadamente R$9,7 milhões), um ótimo resultado para uma produção francesa ambientada no México.
Mesmo com a polêmica envolvendo a atriz, o sucesso nas bilheteiras não parece ter sido afetado.
FONTE: Variety
Seja o primeiro a comentar