Simplesmente Amor, um dos filmes de Natal mais assistidos do mundo, continua sendo debatido por sua abordagem de algumas cenas, especialmente a trama envolvendo os personagens Mark (Andrew Lincoln) e Juliet (Keira Knightley).
A famosa sequência em que Mark revela sua paixão por Juliet com uma série de cartões de cue, sem que seu amigo e marido de Juliet, Peter (Chiwetel Ejiofor), perceba, tem sido alvo de críticas, sendo considerada por muitos como comportamento invasivo e desconfortável.
Keira Knightley, que tinha apenas 17 anos na época das filmagens, comentou sobre a cena durante uma entrevista recente ao Los Angeles Times.
Questionada sobre o rumor de que ela assistiu ao filme apenas uma vez, a atriz confirmou: “A maioria dos meus filmes eu nunca vi ou vi apenas uma vez. Então não é nada contra Simplesmente Amor.”
Ela explicou que o filme foi uma surpresa em sua trajetória, já que inicialmente não teve grande sucesso nas bilheteiras, mas foi redescoberto alguns anos depois. “De repente, como três ou quatro anos depois, ele ganhou uma vida própria. É o único filme que tive que encontrou essa nova vida depois”, completou.
Embora a experiência de Knightley com Simplesmente Amor tenha sido rápida — ela esteve no set apenas por cinco dias —, a atriz lembra com clareza de uma cena que ainda gera polêmica.
“Eu lembro do [diretor] Richard [Curtis], que é agora um querido amigo, dizendo, ‘Não, você está olhando para o [Lincoln] como se fosse estranho,” e eu respondi, [em um sussurro dramático], “Mas é bem estranho.” E então tive que refazer a cena para corrigir minha expressão e fazer ele parecer menos estranho”
A Cena do Cartão de Cue
A cena em questão acontece na véspera de Natal, quando Mark, apaixonado por Juliet, aparece com cartões de cue para revelar seus sentimentos, tudo isso para evitar que o noivo de Juliet, Peter, ouça.
Quando Juliet corre para fora e beija Mark, ele responde, “Chega”, e se afasta. Para muitos, essa sequência é vista como uma demonstração de sinceridade do personagem, que, apesar de estar apaixonado, poderia seguir em frente como amigo de Juliet.
No entanto, para Keira Knightley, o comportamento de Mark no filme sempre teve um “fator estranho”, e ela sabia bem que, naquela época, ela tinha apenas 17 anos, o que torna ainda mais desconfortável a dinâmica da cena.
O Futuro de Simplesmente Amor
Enquanto Simplesmente Amor continua sendo um clássico de Natal para muitos, a recepção crítica sobre cenas como essa e a diferença de idade entre os atores pode fazer com que o filme perca relevância para as novas gerações.
O filme ainda pode ser encontrada em streaming no Prime Video para aqueles que desejam reviver o famoso romance e as histórias de amor de Natal, mas o filme parece estar cada vez mais sendo questionado por uma audiência mais crítica.
FONTE: ComicBook
Seja o primeiro a comentar