O 6° episódio de ‘Alien: Earth’ trouxe muitas revelações e suspeitas. A maior delas, claro, recai sobre os movimentos um tanto quanto negligentes de Kirsh, o sintético de Kavalier.
Desde os primeiros episódios, Kirsh atua como cientista-chefe no Centro de Pesquisa da Terra do Nunca. Ele sempre se mostrou solícito diante das dúvidas existenciais e filosóficas dos híbridos, oferecendo respostas reflexivas.
Porém, sua genialidade sintética parece ir muito além do que a série revelou até agora.
O Traidor da Terra do Nunca
Kirsh é, no mínimo, negligente. Não se trata de rumor ou teoria: é fato que o sintético interpretado por Timothy Olyphant vem agindo contra os interesses da Prodigy. O que não está claro é se suas atitudes são intencionais, e quais objetivos elas servem. Ainda assim, Kirsh deixou passar muita coisa nos últimos episódios.
O primeiro erro foi permitir que o ciborgue Morrow mantivesse contato com o híbrido Aarush. A decisão lógica seria “desligar Aarush” ou “cortar a ligação com Morrow”, mas nada foi feito até agora — e Aarush conseguiu executar boa parte de seu plano.
Plano este que não teria sido possível sem as ações do próprio Kirsh. Foi ele quem pediu para Isaac ir até o laboratório alimentar os alienígenas. Foi ele quem questionou se Curly acompanharia Isaac, e permaneceu em silêncio quando o jovem disse “que iria sozinho”. Kirsh conhece o desejo de Isaac de se tornar cientista e de provar sua capacidade. Ele também sabia que seria mais seguro se Isaac tivesse ido acompanhado de Curly. Quando pediu para Isaac “seguir o protocolo”, Kirsh tinha plena consciência de quais seriam os passos adotados, em ordem.
Há ainda a possibilidade de o próprio Kirsh ter sabotado a porta da Mosca, forçando Isaac a entrar.
O ponto crucial dessa desconfiança é que aquela Mosca era capaz de se alimentar de metal, rochas e outros minérios. Uma combinação de fatores extremamente conveniente, que dificilmente se explica sem um roteiro forçado — ou sem um plano bem armado.
Manipulação e omissão
Não podemos esquecer que foi Kirsh quem implantou dúvidas e senso de identidade em Wendy — ou melhor, Marcy.
Além disso, ele presenciou todo o caos no laboratório, inclusive a infecção de Arthur pelo Facehugger. Também sabia que Aarush levou o corpo de Arthur para a tubulação, mas optou por não contar nada a Kavalier.
Kirsh é um sintético e, ainda assim, mentiu para o seu dono.
Segunda missão ou livre-arbítrio?
Todos esses comportamentos remetem a duas hipóteses:
- Kirsh obedece a uma segunda missão secreta, possivelmente em parceria com o próprio Morrow;
- Ou adquiriu livre-arbítrio, desenvolvendo suas próprias convicções.
Independentemente da resposta, Kirsh pode repetir um dos plots mais clássicos da franquia Alien: o sintético com uma missão oculta que compromete a tripulação. Neste caso, a “tripulação” é a própria ilha da Prodigy, a Terra do Nunca
Seja o primeiro a comentar