Konahagakure, ou apenas a Vila da Folha para alguns, é o local em que passou a maior parte da história de Naruto. Afinal de contas, era onde o protagonista e seus principais aliados viviam.
A vila faz parte do chamado País do Fogo e é considerado um dos Cinco Grandes Países Shinobi. Seu líder é o famoso Hokage, considerado também o ninja mais poderoso do local.
Konohagakure fica cravada no meio de uma floresta, bem embaixo de um rochedo. No local, existe um monumento em homenagem a todos os Hokages que já ocuparam o posto, que se tornou um dos cartões postais do local.
Se você sempre quis saber tudo a respeito da vila, confira abaixo um guia a respeito dela, com sua história, principais pontos de interesse e seus clãs.
Konohagakure: os principais momentos da história da vila
Fundação
No início dos tempos, durante a Era dos Estados Combatentes, os ninjas eram compostos por clãs mercenários que pensavam apenas em lutar. Os grupos mais fortes eram os das famílias Senju e Uchiha, que duelavam constantemente.
Um dia, Hashirama Senju, líder do seu clã, decidiu pedir uma trégua para os Uchiha após Madara Uchiha, seu amigo de infância, passar a liderar sua família.
As duas famílias colocaram um fim a sua rivalidade, juntaram forças e criaram Konohagakure. Pouco tempo depois, outras vilas surgiram, o que encerrou o período da Era dos Estados Combatentes.
Hashirama acabou escolhido como primeiro Hokage da vila, mas a escolha não agradou Madara, que ficou com receio de ver seu clã ser oprimido pelos Senju.
Eventualmente, Madara abandonou a vila e chegou a usar Kurama para desafiar Hashirama. No entanto, o Uchiha acabou morto e para conter o poder da Raposa de Nove Caudas, a vila passou a selar a besta entre os membros do Clã Uzumaki.
As três primeiras Guerras Ninja
Hashirama passou a selar a maior parte dos Bijuus e a vendê-los durante a Primeira Guerra Shinobi para promover a paz.
No enquanto, esse período de tranquilidade não durou muito e Hashirama repassou o posto de Hokage para seu irmão, Tobirama, que morreu durante este conflito. Ainda assim, teve tempo de escolher Hiruzen Sarutobi para ser seu sucessor.
Hiruzen liderou Konohagakure na segunda e terceira guerras, ocasiões em que a vila entrou em conflito com Iwagakure, Sunagakure e Kusagakure. Na terceira, Konoha quase foi derrotada, mas foi salva por Minato Namikaze.
O ataque de Kurama
Após o término da terceira guerra, Hiruzen escolheu Minato para ser o novo Hokage da vila. No entanto, pouco tempo após assumir o posto, viu sua mulher, Kushina Uzumaki, que era a jinchuuriki de Kurama, ser sequestrada por Obito Uchiha (até então, apenas um homem mascarado), pouco tempo após dar à luz Naruto, filho do casal.
Kurama saiu do corpo de Kushina e passou a atacar Konohagakure. Sem muitas opções, Minato e Kushina se sacrificaram para selar o bijuu no corpo do filho.
Como a vila foi destruída e muitos ninjas morreram, os habitantes da vila começaram a menosprezar Naruto. Hiruzen, que teve de voltar a ser Hokage, proibiu que o nome de Kurama fosse mencionado para que as novas gerações não tivessem raiva do protagonista.
A queda dos Uchiha
Os líderes de Konoha passaram a acreditar que um Uchiha foi o responsável pelo ataque de Kurama. Assim, começaram a diminuir a influência do Clã no local.
Irritados com a decisão, os Uchiha começaram a planejar dar um golpe para tomarem o controle da vila, apesar do receio de alguns membros. Entre eles, Itachi Uchiha.
Após as negociações falharem, Danzo Shimura ordenou que Itachi matasse o próprio clã, com a ajuda de Obito. Em troca da ação, poderia poupar seu irmão mais novo, Sasuke, do massacre.
Itachi ainda fez tudo para parecer que agiu sozinho, pois assim, Sasuke poderia se vingar dele por tudo que fez com o clã.
Esmagamento de Konoha
Na primeira parte de Naruto, Konohagakure se tornou o local do Exame Chunin. No entanto, durante o evento, o local foi invadido por ninjas de Otogakure e Sunagakure, que queriam colocar um fim à prosperidade alcançada pela vila desde a terceira guerra.
A invasão falhou, mas Konoha teve grandes perdas, incluindo a morte de Hiruzen. Tsunade aceita se tornar a quinta Hokage e passou um tempo com sua força militar enfraquecida.
O ataque de Pain
Três anos mais tarde, Pain ataca a vila para tentar capturar Naruto. Os ninjas do local até conseguiram lidar com os clones do vilão, mas não evitaram a destruição de Konoha, após o Caminho Deva de Pain usar o Shinra Tensei.
Naruto reaparece e derrota Pain antes de confrontar Nagato, sua identidade verdadeira. O protagonista o convence de que agiu errado e o personagem se sacrifica para reviver todos que morreram durante o ataque.
Tsunade ficou em coma por conta de suas ações para proteger a vila e Danzo Shimura teve de se tornar Hokage temporário, ajudando no processo de reconstrução do local.
Quarta Guerra Shinobi
Com o aumento da ameaça da Akatsuki, as vilas formaram as Forças Aliadas Shinobi, o que causou o início da Quarta Guerra Shinobi.
Danzo morre pouco após o acordo, mas Tsunade acorda do coma a tempo de liderar Konohagakure no conflito, mesmo com o local ainda em reconstrução. Muitos ninjas pediram refúgio para escaparem de possíveis batalhas.
No final da guerra, a população da vila sofreu perdas, mas se recuperou com o tempo
Em Boruto
Após o conflito, Konohagakure deixou de ser escondida e passou a ser uma área metropolitana, com vários prédios e comércios. A população passou a ser predominantemente de pessoas comuns, o que fez a Academia Ninja introduzir um departamento de estudos gerais.
No entanto, Konoha foi novamente destruída após a invasão dos Otsutsuki, incluindo até mesmo o monumento dos Hokage, que havia ficado intacto na destruição anterior.
Locais de destaque
- Academia Ninja
- Castelo Kikyo
- Loja de Dango
- Quadragésima Quarta Zona de Batalha
- Monumento Hokage
- Residência do Hokage
- Lamén Ichiraku
- Fontes Termais de Konohagakure
- Divisão de Inteligência
- Rio Naka
- Yakiniku Q
Os principais clãs de Konohagakure
- Aburame
- Akimichi
- Hatake
- Hoki
- Hyuuga
- Inuzuka
- Kohaku
- Kurama
- Lee
- Nara
- Onikuma
- Sarutobi
- Senju
- Shimura
- Uchiha
- Uzumaki
- Yamanaka
Seja o primeiro a comentar