Por Felipe Mennucci
O cão Krypto é protagonista de uma minissérie em cinco partes que explora as origens do fiel amigo do Superman. Porém, cada edição de Krypto: The Last Dog Of Krypton funciona como uma história fechada, de forma que cada capítulo pode ser lido separadamente.
Nessas cenas, podemos observar o início do fim do planeta Krypton, pois Jor-El já sinaliza a ocorrência de terremotos cada vez mais frequentes em Krypton.
Segundo ele, em cerca de seis meses, esses abalos sísmicos irão se tornar extremamente perigosos. O problema é que ninguém parece escutar ou acreditar no cientista e pai de Superman.
Pouco depois, destaca-se uma cena em que vemos Jor trabalhando, enquanto Lara está no sofá com um Kal-El bebê no colo. Lara deixa Kal-El dormindo no sofá, e, pouco depois, um curioso Krypto acaba dormindo junto com o bebê.
Naves de fuga
Voltando à história principal, Jor-El começa a elaborar um plano de contingência, ao criar naves de fuga para serem usadas por, pelo menos, parte dos kryptonianos.
Tudo corre bem inicialmente com o lançamento de uma nave-protótipo, mas, durante o voo, a nave de Krypto cai numa fenda espacial. Jor e Lara fazem o possível para manterem a calma, e se despedem do animal, dizendo o quanto o amam.
Krypto à deriva
No fim, a transmissão é cortada, e um assustado Krypto fica à deriva no espaço. Depois do que parecem ser algumas horas (ou talvez alguns poucos dias), o cão acaba aterrissando na Terra, bem próximo de Metrópolis.
Porém, na realidade, se passaram décadas desde o incidente com a nave, e Krypton, Jor-El e Lara-El já não existem mais.
Ao chegar em Metrópolis, vemos um confuso Krypto tentando sobreviver num mundo que não conhece. Ele é atacado por um mendigo ao tentar comer a comida dele, e depois é quase atropelado por um carro.
A grande surpresa fica para o final, quando ele finalmente encontra alguém disposto a ajudá-lo (e talvez adotá-lo). O problema é que essa pessoa é ninguém menos que um jovem Lex Luthor.
Narrativa visual reflete características do cão
A segunda diz respeito à forma como ele escuta os outros. Quando alguém se dirige a Krypto, as letras ficam em caixa alta, enquanto falas externas (aquelas não dirigidas ao cão kryptoniano) são retratadas em caixa baixa.
São detalhes sutis, mas que destacam bem o fato de que a série é protagonizada por um cão, e não por um ser-humano.
Krypto: The Last Dog Of Krypton tem roteiros de Ryan North e arte de Mike Norton, e foi lançada nos EUA em 18 de junho de 2025.
Seja o primeiro a comentar