La Casa de Papel: você realmente captou tudo no final do último episódio?

Redação

La Casa de Papel: você realmente captou tudo no final do último episódio?

O final da penúltima parte de La Casa de Papel deixou todo mundo de boca aberta – isso é um fato inquestionável. Será que todos realmente entenderam a importância de tudo o que aconteceu ali? O que o futuro da série ainda guarda? Uma coisa é certa: tudo pode piorar ainda mais.

  • Sabia que leitor do EiNerd tem desconto e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, livros e outros produtos do universo geek? Para garantir, basta realizar a compra clicando por aqui.

A essa altura do campeonato todos os fãs da série já devoraram os 5 episódios da nova temporada de La Casa de Papel. Depois de chocar cada telespectador com o episódio final, será que você pegou todos os lances?

[irp posts=”113677″ name=”La Casa de Papel: a versão erótica brasileira que ganhou prêmios do ramo”]

Final comentado de La Casa de Papel

Para começar, tenha em mente que a Tóquio é a personagem principal de La Casa de Papel. Se você lembrar da estreia da série, o primeiro personagem que surge é ela. De lá pra cá, só ela veio narrando os episódios, então tudo que se sabe é pela visão dela, não do Professor.

A Tóquio também veio sendo bastante inconsequente e, algumas vezes, tomou atitudes totalmente egoístas que quase colocaram tudo a perder. Como no retorno de moto para a Casa da Moeda, a fuga da ilha etc.

Por isso, nessa última temporada, ela teve um longo arco de redenção com os últimos episódios. Esse final veio justificar muito do temperamento dela mas foi além, mostrou o amadurecimento da Tóquio.

O ato de sacrifício que ela teve a fez terminar no auge. O que isso significa para a história? Nos flashes durante e depois da explosão, o time dela está completamente abalado.

Dentro do banco, a maior parte dos soldados morreu com as granadas da Tóquio, mas pelo menos um ficou vivo – e agora é bem mais fácil derrotá-lo.

Não quer dizer que não ficaram outros desafios, já que a morte dela vai vir como um tsunami para o resto da história. Como isso vai refletir no grupo? O que isso vai refletir no acampamento da polícia e do exército? E na opinião pública? Estes são pontos importantes a se pensar!

Existem muitos apoiadores dos ladrões bem ali em frente ao banco, acompanhando tudo ao vivo e fazendo pressão para o governo e as forças armadas não fazerem nada contra os direitos civis. E jogar o exército lá dentro foi um risco de cair em crime de abuso de autoridade.

Com uma das assaltantes mais populares do grupo tendo que se sacrificar para salvar os outros, a opinião pública vai cair em cima das decisões do Coronel Tamaio, que é o responsável pela operação.

[irp posts=”82504″ name=”Atriz de La Casa de Papel chama atenção ao postar foto sem roupas”]

E assim como fizeram com a Nairóbi, o grupo vai ter que esquecer do luto e usar mais essa morte a seu favor, de algum jeito. Com certeza eles farão disso mais um símbolo da resistência.

Algo que deve ser lembrado é que, na cronologia da história, fazem pouquíssimos dias que Nairóbi morreu. Agora, com a Tóquio tendo que sacrificar a própria vida por causa dos exageros do Coronel Tamaio na condução da crise, trará sérias consequências na pressão popular.

Vale lembrar também que Tóquio era a única narradora da série e a morte dela pode trazer duas situações: ou o surgimento de outro narrador (que deverá ser o Professor ou o Rio) ou a série seguirá sem narrador nenhum.

Como a morte de Tóquio vai impactar a história?

Afinal, o que essa morte pode impactar no grupo?

Primeiro, o fato de que eles nem se recuperaram da perda da Nairóbi e, logo, a Tóquio também morreu. Além de ter sido um ato heroico e emocionante, é um luto em cima de outro luto.

Em termos práticos, a morte pode afetar o roubo em apenas dois detalhes: a baixa moral do grupo, já que todos ficaram arrasados com o sacrifício dela. Segundo, significa uma força de trabalho a menos.

Não que ela não fosse importante para o roubo em si, mas o papel de Tóquio não era de liderança, nem de força superior e tampouco de habilidade única. Ela era casca-grossa, destemida e pronto.

A Tóquio sempre foi ‘estourada’ e poucas vezes foi estrategista. Ela era boa em mandar brasa. Na 5ª temporada, a liderança dentro do banco voltou para a mão do Palermo e ele está claramente dividindo o posto com a Lisboa. Na falta do Professor, os dois são os cabeças do plano.

[irp posts=”78421″ name=”Casa da Moeda do México é roubada no melhor estilo La Casa de Papel”]

O que isso quer dizer? Sem Tóquio, eles não perdem uma das mentes principais do plano, mas perdem um dos executores. Por isso, as consequências emocionais da morte dela serão infinitamente maiores do que as consequências práticas.

A morte deve fazer, por exemplo, o Rio surtar e cometer uma loucura. Ou pode deixar o Professor emocionalmente instável e fora de combate por um tempo.

Outra coisa que foi importante nessa temporada e que deixou as pontas soltas foi sobre Rafael, o filho de Berlim. Várias cenas de flashback com ele, porém ele não apareceu no momento presente do roubo.

Preste atenção: nada é à-toa! Com certeza, ele vem na última parte como um personagem decisivo que o Professor está guardando na manga – afinal, Rafael é sobrinho dele e um hacker muito bom, que já tinha sido recrutado anos antes.

Então, se nem no roubo da Casa da Moeda e nem agora no Banco ele não foi uma peça utilizada, quando chegar será um momento estrondoso de crise – mais do que qualquer outro.

E a pergunta que não quer calar é: Arturo morreu ou não morreu? Parece que sim, mas pode ser que não. Conhecendo a série, deve ter uma reviravolta com ele para fechar com chave de ouro. Até porque ele está ali desde a 1ª temporada para dar trabalho para os assaltantes.

Provavelmente, ele vai pular lá dentro mais uma vez – não é impossível, mas a série não costuma repetir fórmulas. Se ele se recuperar, ele será uma grande fonte de informação para os policiais e, com certeza, será aproveitado para novas estratégias de combate.

A 5ª temporada também trabalhou o Professor vulnerável, mas os ensinamentos dele vieram à tona. Quando ele estava rendido pela Sierra, o time teve que agir por conta própria. A galera se virou sem ele com boas ideias.

É claro que cada um já tinha o seu histórico de habilidades, mas ficando sem o líder, eles finalmente conseguiram se virar a tal ponto que, quando ele retornou, foram as estratégias deles que permitiram a volta por cima no jogo – que foi a gravação do Tamaio confessando os crimes.

Não se esqueça de um detalhe: em uma das cenas finais, Sierra se fechou no banheiro e escondeu um alicate dentro da roupa.

Alguns podem pensar que ela fez isso para ter com o que se defender, já que ela estava desarmada e ainda não confia totalmente no Professor. Mas o mais provável é que essa atitude traga mais uma crise.

Sierra tem muito mais a ganhar se conseguir dominar o Professor de novo do que se aliando a ele. Porque tudo o que ela quer é recuperar a vida dela, o trabalho, a reputação…

Então, pela lógica da personagem, melhor que descolar uma fortuna e viver fugindo igual o resto do bando, seria se tornar a heroína nacional. O que os telespectadores podem esperar é que, mesmo com várias vantagens dos ladrões, a série dará um jeito de complicar a situação.

Sendo assim, dificilmente o bando ficará na vantagem o tempo todo nos próximos episódios. As vantagens que eles têm agora são:

  • A garantia de não serem atacados pelo exército imediatamente;
  • Tóquio ter aniquilado quase todos os soldados que estavam lá dentro;
  • Sierra quieta na dela ao lado do Professor;
  • Hacker Rafael, em stand by, pronto para entrar em ação.

Mas lembre-se: tudo pode mudar – e é isso que deve acontecer! Essa maré de sorte é momentânea. Pode anotar! Nada é tão simples quanto parece.

[irp posts=”77066″ name=”La Casa de Papel teve continuação por motivo emocional, afirma criador”]

VEJA MAIS La Casa de Papel
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA