Os roubos vistos em La Casa de Papel foram fruto da mente brilhante do Professor, que passou anos aperfeiçoando o primeiro golpe visto na série, que aconteceu na Casa da Moeda da Espanha. E afinal, por qual motivo que o personagem planejou o roubo meticulosamente?
Como já sabemos, esse primeiro roubo visto na série se diferenciou de outros vistos na ficção por um simples motivo: a ideia do Professor era ficar no local o máximo de tempo possível para que o grupo conseguisse imprimir as notas, ao invés de apenas roubar o dinheiro e deixar o local rapidamente.
No final das contas, o grupo foi bem sucedido e conseguiu imprimir quase 1 bilhão de Euros do local.
Ainda assim, muitos fãs notaram que o Professor não era alguém pobre ou que estivesse precisando do dinheiro para fazer algo. E quais foram seus motivos exatos para roubar tanto dinheiro?
Uma primeira razão que podemos apontar é que originalmente, quem planejou o roubo foi o pai do Professor, Jesús Marquina.
Como o personagem passou parte da infância em um hospital, Jesús queria dar ao filho o melhor tratamento possível nos Estados Unidos. Para isso, chegou a roubar um banco, mas morreu em um tiroteio com a polícia.
Depois, Berlin (que mais tarde, descobrimos ser irmão do Professor) queima algumas fotos do personagem com Jesús no início da segunda temporada. Nesse momento, ele diz: “Estamos fazendo isso por ele”.
Assim, podemos dizer que o Professor queria apenas realizar esse desejo do pai. No entanto, também há um segundo fator que não pode ser esquecido.
[irp posts=”95847″ name=”La Casa de Papel: quinta temporada será a última, segundo Netflix”]
Existe uma fala do Professor em La Casa de Papel que dá a entender que ele quis se tornar um “Robin Hood” e distribuir a riqueza com os mais pobres.
“Em 2011, o Banco Central Europeu conseguiu 171 bilhões de euro do nada. É o que estamos fazendo. É apenas um valor maior. Vocês sabem para onde esse dinheiro foi? Para os bancos. Diretamente para o bolso dos ricos. Alguém chamou o Banco Central Europeu de ladrão? Não. Eles chamara isso de “injeções líquidas”. Eu estou fazendo uma injeção líquida, mas não para os bancos. Estou fazendo aqui, na economia real”, disse.
Inicialmente, o dinheiro ficou apenas com o grupo. No entanto, na terceira temporada, o Professor fez um avião despejar notas pelas ruas de Madri. Sim, a ideia era distrair a polícia, mas considerando essas pistas, podemos afirmar que o personagem também quis devolver a quantia para as mãos do povo.
La Casa de Papel ainda terá uma quinta e última temporada. Até lá, o Professor pode deixar claro suas intenções reais, mas de qualquer forma, essas parecem ser as razões mais prováveis que o levaram a planejar esses roubos.
Seja o primeiro a comentar