Quebrando um pouco a regra de lançar coleções baseadas em filmes de Hollywood, a LEGO acabou de anunciar que está fazendo um novo grupo de bonecos com o objetivo de homenagear as mulheres da NASA. A nova coleção da empresa foi escolhida com base em um projeto que aceita o envio de ideias de fãs – neste caso, a proposta foi feita pela escritora e editora de ciências Maia Weinstock. A ideia recebeu mais de 10 mil votos e, por causa disso, a empresa já anunciou que o design de Weinstock será encaminhado para a produção em breve.
O espírito da coleção é homenagear as mulheres que trabalham em todos os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e todas as cinco pessoas no conjunto contribuíram para importantes missões da NASA ao longo dos anos, e inclui:
- Katherine Johnson, matemática e cientista espacial: “mais conhecida por calcular e verificar trajetórias para os programas Mercury e Apollo – incluindo a missão Apollo 11 que foi a primeira a levar seres humanos até a Lua”. Ela foi recentemente homenageada com uma aparição no Oscar deste ano.
- Margaret Hamilton, cientista de computador: “desenvolveu o software de bordo de voo para as missões Apollo para a lua” e “é conhecida por popularizar o conceito moderno de software”.
- Nancy Grace Roman, astrônoma: “uma das primeiras executivas da NASA” e conhecida como “a Mãe do Hubble” por seu papel no planejamento do Telescópio Espacial Hubble, ela também desenvolveu o programa de pesquisa de astronomia da NASA.
- Sally Ride, Astronauta, Física e Educadora: “a primeira mulher americana a ir ao espaço em 1983”, ela também “fundou uma empresa educacional focada em encorajar as crianças – especialmente as meninas – a seguirem carreiras na ciência” depois de se aposentar.
- Mae Jemison, Astronauta, Médica e Empreendedora: “a primeira mulher afro-americana no espaço em 1992” que depois de se aposentar “estabeleceu uma empresa que desenvolve novas tecnologias e incentiva os estudantes nas ciências”.
Enquanto essas imagens acima nos oferecem uma ideia de como o conjunto deve ser, LEGO afirma que a empresa “ainda está elaborando o design do produto final, assim como os preços e a disponibilidade para o conjunto da Mulher da NASA”, além de confirmar que teremos mais informações a respeito ainda no fim deste ano ou no início de 2018. Um novo conjunto LEGO pode parecer um símbolo pequeno, mas permitirá que toda uma nova geração de meninas e meninos saibam que a palavra cientista é neutra em termos de gênero. Esta certamente é uma bela forma da empresa homenagear mulheres tão importantes que permitiram o avanço científico da sociedade moderna.
Seja o primeiro a comentar