Um usuário do Reddit está acusando a Apple de diminuir de forma proposital o desempenho do iPhone 6 e 6s para esconder problemas com a bateria. Ele fez testes e chegou à conclusão de que o problema ocorre apenas nesses modelos.
Segundo o usuário, que usa o nick de TeckFire, o problema começou a ocorrer com seu iPhone 6s após a atualização para o iOS 11. Ele afirma que comparou o desempenho do seu aparelho com um iPhone 6 plus, que estava mais rápido, apesar de ser mais antigo.
TeckFire realizou testes de Geekbench para identificar diferenças no rendimento e chegou a conclusão de que quando o aparelho estava com menos de 50% de bateria, o processador tinha seu desempenho diminuído. Já com bateria cheia, o telefone funcionava com um desempenho entre 38 e 41% mais rápido.
Ele explicou que após a substituição da bateria do iPhone, o problema parou de acontecer. Teckfire acredita que este problema tenha relação com um outro problema na bateria dos iPhones 6 e 6s que surgiu no ano passado.
Mascarando o problema
Há cerca de um ano, os iPhones 6 e 6s tiveram problemas com a bateria, que causava desligamento repentino dos aparelhos. A Apple realizou um recall para substituir as baterias defeituosas e disse que a atualização para a versão 10.2.1 do iOS resolveria a maior parte dos casos das baterias que descarregavam quase instantaneamente.
A suspeita do usuário do Reddit é que desde que essa atualização passou a vigorar, a Apple estaria na verdade cortando o rendimento do processador, para que a bateria frágil fosse economizada, o que seria uma forma de mascarar o problema das baterias, que talvez ainda persista.
A Apple ainda não se pronunciou sobre os rumores.
Seja o primeiro a comentar