Lex Luthor é considerado por muitos o maior inimigo do Superman nos quadrinhos e já aproveitou sua fortuna e influência diversas vezes para tentar derrotar o Homem de Aço. Mas você sabia que em uma ocasião, ele já chegou a ser eleito presidente dos Estados Unidos? Sim, por incrível que pareça, isso já aconteceu.
Entenda abaixo como Lex Luthor se tornou o presidente americano e como foi o seu governo.
Lex Luthor, presidente dos EUA
Na edição #1 de Superman: Lex 2000, descobrimos que o famoso vilão do Superman decidiu se aventurar no mundo da política e acabou eleito presidente dos EUA nos anos 2000, tomando posse logo no ano seguinte.
Você já deve estar logo se perguntando como que um vilão conseguiu ocupar o cargo político mais poderoso do planeta. A verdade é que Lex Luthor se aproveitou da baixíssima popularidade da administração anterior por conta do que aconteceu na HQ Batman: No Man’s Land.
Nesta história, Gotham foi atingida por um terremoto e por conta disso, o governo americano impediu qualquer pessoa de entrar ou sair da cidade, criando um verdadeiro caos que deu bastante trabalho para o Batman.
Sua equipe de governo era composta pelos seguintes nomes:
- Vice-presidente: Pete Ross
- Secretário de Defesa: Sam Lane
- Secretário de Educação: Jefferson Pierce
- Presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos: General Frank Rock
- Secretária de Questões Meta-Humanas: Amanda Waller
- Secretário de Imprensa da Casa Branca: Cat Grant
Seu primeiro ato como presidente americano foi colocar uma espécie de moratória nos combustíveis fósseis junto ao congresso, pois queria ver “um carro voador em todas as garagens.”
Voltando a falar do que aconteceu em No Man’s Land, Luthor também teve a iniciativa de ajuda na reconstrução de Gotham, que voltou a ser parte dos Estados Unidos. No entanto, Bruce Wayne descobriu que Lex, pra variar, fez algumas coisas pensando em benefício próprio e decidiu romper quaisquer laços que a empresa de sua família tinha com o governo americano.
[irp posts=”82673″ name=”Lex Luthor pode ganhar filme solo como presidente dos EUA, diz jornalista”]
Em retaliação, o presidente ordenou o assassinato de Vesper Fairchild, amante de Bruce Wayne na época, e ainda encontrou uma forma de culpá-lo pelo acontecido, dando trabalho para o Cavaleiro das Trevas.
Luthor também teve um envolvimento importante no conflito dos heróis da Terra contra o vilão Imperiex. O presidente americano já sabia dessa invasão iminente do alienígena, mas não alertou o exército ou a Liga da Justiça de propósito, como forma de manipular essa crise a seu favor e mostrar que era um bom líder.
A queda
Na HQ Superman/Batman, vimos a queda de Lex Luthor como presidente americano. Nesta história, o público descobre que o vilão já sabia que Clark Kent e o Superman eram a mesma pessoa, mas se recusava a aceitar isso por acreditar que pessoas de poder não poderiam se misturar com as massas.
Convencido por ter conseguido culpar o Batman pela morte de Vesper Fairchild, ele tentou culpar o Superman pela iminente queda de um meteoro na Terra, ao afirmar que tinha provas contra o herói e que todos o escutariam por ser o Presidente dos EUA.
No entanto, esse plano não deu certo e com medo de que o Superman e o Batman pudessem o retirar do poder, misturou o esteroide que deu poderes ao vilão bane e kryptonita sintética líquida em um traje de luta de Apokolips para enfrentar seu eterno rival.
Durante o confronto, Luthor admite que influenciou a invasão de Imperiex e deu o Apocalipse para o Darkseid em troca de armas durante esse conflito. Tudo foi gravado pelo Batman.
Ao retornar para sua empresa, a LexCorp, Luthor descobre que Talia Head, CEO da companhia em seu lugar, vendeu seu maior bem para Bruce Wayne.
Quebrado e com sua imagem arranhada, Lex Luthor foi forçado a fugir e se esconder. Por consequência, deixou o cargo de presidente dos EUA e seu vice, Pete Ross, assumiu em seu lugar. O vilão ficou menos de três anos no posto.
Seja o primeiro a comentar