Parece rotina: todo filme da DC parece estar envolto em algum tipo de polêmica. Agora, o mais recente, Liga da Justiça, tem dividido a opinião do público devido à clara diferença entre a proposta inicial do diretor Zack Snyder – que afastou-se do posto no meio dos trabalhos após a morte de sua filha – e o resultado apresentado – com evidente interferência de seu substituto, Joss Whedon.
Como dois diretores, de visões diferentes, trabalharam no mesmo filme em etapas diferentes de sua produção, é perceptível que Liga da Justiça começou a ser feito de um jeito, mas terminou de outro. Algumas cenas foram cortadas, outras foram refilmadas ou adicionadas e, no fim das contas, não há resquício de qualquer tom sombrio no longa – o que poderia ser uma cortesia de Zack Snyder, que também trabalhou em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça e O Homem de Aço.
Em função disso, um grupo de fãs lançou uma petição online para que a Warner e a DC lancem uma versão de Zack Snyder para Liga da Justiça. O abaixo-assinado foi criado por Roberto Mata, que mora em Porto Rico.
Conforme apontado no abaixo-assinado, a versão feita por Joss Whedon é “uma desgraça comparada ao que o filme poderia ter sido”. Em seu texto, Roberto Mata também critica o pouco tempo de duração de Liga da Justiça – com duas horas de filme, segundo ele, não foi possível explicar todos os pontos da história.
Além da versão de Zack Snyder para o filme, Mata pede que a nova reedição contenha, também, a trilha sonora original. A parte musical seria composta originalmente por Junkie XL, mas ele acabou substituíndo por Danny Elfman.
Até o momento, a Warner não se manifestou sobre a chance de lançar uma versão de Zack Snyder para Liga da Justiça. O estúdio já divulgou, no passado, versões estendidas de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida.
Liga da Justiça está em cartaz nos cinemas brasileiros.
E o que Zack Snyder acha disso?
Zack Snyder ainda não se pronunciou publicamente sobre o abaixo-assinado. Contudo, em entrevista ao blog do site Imgur, ele revelou que sequer assistiu à versão final de Liga da Justiça.
“Vou ser honesto, ainda não vi o filme desde que eu saí. Você sabe, eu amo esses personagens. Eu só espero que eu possa finalizar para você e para os outros que amam Homem de Aço e Batman vs. Superman”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar