Opinião: como o Snyder Cut de Liga da Justiça vai impactar a DC nos cinemas?

Augusto Ikeda

Opinião: como o Snyder Cut de Liga da Justiça vai impactar a DC nos cinemas?

Um dos principais desejos dos fãs da DC se tornou realidade na quarta-feira (20): o tão aguardado e pedido Snyder Cut de Liga da Justiça, a versão original do filme criada por Zack Snyder, será lançada no serviço de streaming HBO Max. Essa era a vontade muita gente e até mesmo de alguns atores do longa, como Jason Momoa, pois sabemos que a versão final da aventura da equipe não agradou muito.

Pode parecer pouca coisa, mas essa decisão de lançar o Snyder Cut de Liga da Justiça no HBO Max pode ter alguns impactos e consequências para os planos da DC nos cinemas. Entenda mais abaixo.

O que é o Snyder Cut de Liga da Justiça

Primeiramente, é importante relembrar o que é o Snyder Cut. Essa é a versão original de Liga da Justiça que foi gravada pelo diretor Zack Snyder. No entanto, o cineasta pediu para se ausentar do processo de refilmagens do longa, pois queria um tempo para lidar com a morte da filha.

Assim, Joss Whedon, que já havia dirigido os dois primeiros filmes dos Vingadores, foi o escolhido para dirigir as refilmagens. O cineasta promoveu algumas mudanças para deixá-lo um pouco mais leve, após todas as críticas que o antecessor, Batman vs Superman: A Origem da Justiça, recebeu por ser sério e sombrio demais.

Foi por conta dessas mudanças que Liga da Justiça dividiu opiniões: alguns até gostaram delas, mas outros acharam que o tom mais leve deixou o filme inconsistente, principalmente por ser a mistura de duas visões bem distintas.

O estrago já estava feito: Liga da Justiça teve uma recepção, no máximo, mediana e arrecadou bem abaixo do esperado (pouco mais de US$600 milhões, com um orçamento na metade deste valor). Por conta disso, a sequência, que deveria ter estreado em 2019, jamais foi confirmada por DC e Warner Bros.

Aqueles que não gostaram do filme – e especialmente os fãs de longa data da DC – ficaram ainda mais irados quando descobriram que Whedon simplesmente eliminou a rápida aparição de Darkseid de Liga da Justiça, uma decisão que poderia ter mudado muita coisa no caminho.

[irp posts=”92982″ name=”Liga da Justiça: versão de Zack Snyder será lançada no HBO Max”]

Como o lançamento do Snyder Cut pode mudar os rumos da DC nos cinemas 

Desde então, os fãs e até mesmo o elenco de liga da Justiça (ou seja, parece que os próprios atores preferem a versão original do filme) faziam campanha pelo lançamento do Snyder Cut. Após muito tempo de insistência, o desejo foi atendido e ele estará disponível em breve para o HBO Max. Infelizmente, para nós, brasileiros, ainda não há uma previsão de estreia do serviço de streaming por aqui.

Por mais que pareça uma estratégia de marketing para aumentar o interesse do público no HBO Max, podemos dizer que a decisão também pode ser uma forma de DC e Warner Bros. definirem, de vez, o que fazer com o universo cinematográfico da editora.

Sabemos que diferente do Universo Cinematográfico Marvel, a versão produzida pela DC ainda não engrenou de vez e caiu no gosto do público. Podemos afirmar que o único sucesso inquestionável foi Mulher-Maravilha – apesar de Aquaman ter ultrapassado a marca de US$1 bilhão em bilheteria. Além disso, parece que esse universo sentiu o tombo de Liga da Justiça, já que desde então, apenas três filmes foram lançados – Aquaman, Shazam! e Aves de Rapina.

Se olharmos para a agenda de lançamentos da DC, a única grande novidade é o filme do Adão Negro. Os demais são sequências dos filmes que, no geral, deram certo, bem como o reboot O Esquadrão Suicida. Não vou incluir The Batman aqui, já que ainda existem dúvidas se o longa faz mesmo parte desse universo compartilhado.

É um indício de que a DC e Warner Bros., por mais que tenham mudado o tom de seus filmes (Aquaman e Shazam! já foram voltados para um público mais familiar) e possuam diversos projetos em mente, ainda parecem um pouco perdidas e acomodadas na parte criativa desse universo cinematográfico.

Mas, quem sabe, isso pode mudar os rumos que a DC tem para seu universo cinematográfico.

Se muita gente passar a assinar o HBO Max para conferir o Snyder Cut de Liga da Justiça e a recepção for positiva, ficará nítido que ter exigido as refilmagens, ainda mais tocadas por um diretor de visão tão diferente, foi um erro enorme.

Lembre-se que Zack Snyder estava ciente do fracasso de Batman vs Superman e já havia feito algumas mudanças pontuais para Liga da Justiça. No entanto, a insegurança, o desejo de atrair um público mais familiar e o medo de um novo fracasso falaram mais alto e todos já sabemos o resultado disso.

Com certeza, a pior decisão, do ponto de vista criativo, foi ter tirado essa aparição de Darkseid. A presença, mesmo que breve, de um dos grandes vilões da DC nos quadrinhos, poderia ter feito o público se interessar nesse universo.

Apenas se lembre do que a Marvel fez com o Thanos: revelou a presença dele na cena pós-créditos do primeiro filme dos Vingadores. Já foi o suficiente para aumentar bastante o interesse dos fãs, especialmente os de carteirinha da editora.

É até estranho imaginar que o próprio Whedon não quis aproveitar essa ideia para Liga da Justiça, apesar de uma possível influência dos bastidores.

Claro, estamos falando tudo isso se o Snyder Cut for mesmo um sucesso no HBO Max.

No caso do sucesso, DC e Warner Bros. podem até reavaliar os novos rumos desse universo cinematográfico, fazer de conta que a versão final de Liga da Justiça nunca existiu, dar preferência pelo Snyder Cut e até confirmar a sequência que jamais saiu do papel. E quem sabe, meio que voltar a seguir um pouco esse caminho.

Você pode até afirmar que uma possível volta do sombrio pode trazer inconsistências, já que agora, o universo da DC parece mais leve e familiar. Sim, essa não deixa de ser uma possibilidade, mas lembre-se que a Marvel conseguiu misturar o familiar com o sombrio nos dois últimos filmes dos Vingadores. Essa pode ser uma opção interessante para balancear as coisas e agradar tanto um público mais casual quanto os fãs de carteirinha.

[irp posts=”91765″ name=”J.J. Abrams vai produzir série da Liga da Justiça Sombria na HBO”]

Agora, se o Snyder Cut não for lá essas coisas, então é melhor que as coisas continuem como estão, apesar de isso escancarar, conforme dito anteriormente, os nítidos problemas que ainda atormentam esse universo cinematográfico.

Independente de tudo, ao menos o desejo de muito gente foi atendido e o Snyder Cut, que estava apenas em nosso imaginário, se tornará uma realidade. Então, vamos aproveitar a oportunidade e depois, descobrimos o que pode acontecer a seguir.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA