O anúncio oficial do lançamento do Snydercut de Liga da Justiça ainda é bastante celebrado pelos fãs da DC. No entanto, se você é perfeccionista, existe um pequeno porém: essa ainda não é, de fato, a versão original planejada pelo diretor Zack Snyder.
Caso não saiba, existem três versões distintas de Liga da Justiça. A primeira é a que Snyder e o roteirista Chris Terrio planejavam desde o início. No entanto, a história precisou ser modificada por conta da recepção ruim de Batman vs Superman: A Origem da Justiça.
Então, surgiu a segunda versão, que se trata do Snydercut: o roteiro original de Snyder e Terrio, mas com algumas pequenas mudanças para evitar um nosso fracasso.
Por fim, a terceira versão é justamente a que foi exibida nos cinemas e teve algumas mudanças significativas implantadas por Joss Whedon, que substituiu Snyder durante as refilmagens de Liga da Justiça por conta da morte da filha.
Desta forma, o Snydercut que será lançado para o HBO Max se trata, certamente, da segunda versão do filme e não da primeira, que era o que Snyder e Terrio tinham em mente desde o início, mas não chegou a sair do papel.
De qualquer forma, muitos fãs já ficarão satisfeitos com o que for apresentado, pois as mudanças feitas por Whedon ainda são motivo de controvérsia até hoje.
[irp posts=”93035″ name=”Liga da Justiça: HBO Max lança o primeiro teaser do Snydercut; assista”]
Sobre o Snyder Cut de Liga da Justiça
O Snyder Cut é a versão original de Liga da Justiça que foi gravada pelo diretor Zack Snyder. No entanto, o cineasta pediu para se ausentar do processo de refilmagens do longa, pois queria um tempo para lidar com a morte da filha.
Assim, Joss Whedon, que já havia dirigido os dois primeiros filmes dos Vingadores, foi o escolhido para dirigir as refilmagens. O cineasta promoveu algumas mudanças para deixá-lo um pouco mais leve, após todas as críticas que o antecessor, Batman vs Superman: A Origem da Justiça, recebeu por ser sério e sombrio demais.
Foi por conta dessas mudanças que Liga da Justiça dividiu opiniões: alguns até gostaram delas, mas outros acharam que o tom mais leve deixou o filme inconsistente, principalmente por ser a mistura de duas visões bem distintas.
O estrago já estava feito: Liga da Justiça teve uma recepção, no máximo, mediana e arrecadou bem abaixo do esperado (pouco mais de US$600 milhões, com um orçamento na metade deste valor). Por conta disso, a sequência, que deveria ter estreado em 2019, jamais foi confirmada por DC e Warner Bros.
Aqueles que não gostaram do filme – e especialmente os fãs de longa data da DC – ficaram ainda mais irados quando descobriram que Whedon simplesmente eliminou a rápida aparição de Darkseid de Liga da Justiça, uma decisão que poderia ter mudado muita coisa no caminho.
Seja o primeiro a comentar