Novo Liga da Justiça resolve um problema que nenhum outro filme consegue

Redação

Novo Liga da Justiça resolve um problema que nenhum outro filme consegue

Desde que os humanos começaram a criar histórias sobre o espaço sideral, o gênero de ficção científica enfrenta um dilema: essas obras costumam retratar a Terra como um lugar superimportante no universo.

Bem longe de ser só um problema da DC! Seja ela, ou a Marvel, ou tantas outras obras de ficção que abordam temas de diferentes mundos, galáxias e universos… todos eles precisam se esforçar para justificar a importância do nosso planetinha azul nesse cenário tão imenso (mas raramente fazem isso).

[irp posts=”104959″ name=”Liga da Justiça: o que é a Equação Anti-Vida no Snyder Cut?”]

Já parou para pensar porquê heróis e vilões intergalácticos têm tanto interesse justo em nosso planeta?

Bom, em um movimento quase inédito na história do cinema contemporâneo, a nova versão de Liga da Justiça, lançado este ano pelo cineasta Zack Snyder no HBO Max, foi sensível nessa questão.

A Terra em destaque no universo

Antes de mais nada: não há resposta para esse fato, a não ser uma conveniência narrativa.

Note bem: Star Wars, Star Trek, tudo do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), Doctor Who, o próprio Universo Extendido de filmes da DC e tantas outras obras da cultura pop colocam a Terra – no mínimo – como local de destaque dentro das tramas.

Obviamente, essa é uma estratégia que facilita muito a vida dos roteiristas, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, etc. Afinal, é muito mais fácil caracterizar humanos e sua vida cotidiana e incorporar elementos extraterrestres como “bônus” do que o contrário.

Além disso, essa premissa teoricamente favorece com que o público crie laços com os elementos da obra, já que ele consegue identificar várias coisas do seu cotidiano ali.

Entretanto, verdade seja dita: de uma perspectiva realista do universo, a importância do planeta Terra é mínima.

[irp posts=”40533″ name=”Capitã Marvel será ponte entre Terra e Espaço”, diz Brie Larson”]

A parcela de culpa do Universo Cinematográfico Marvel

O UCM também tem sua fatia de culpa nesse bolo, já que é um dos principais responsáveis por colocar a Terra em grande evidência no cenário interplanetário (e não se esforçar nem minimamente para tentar esclarecer o porquê).

A tão consagrada Saga do Infinito com Thanos, por exemplo, em poucas palavras girava em torno da missão para coletar as seis Joias do Infinito.

Se você bem recordar, teoricamente as tais relíquias foram espalhadas por TODO O UNIVERSO no início dos tempos.

doutor estranho joia do tempo

Pense então qual a probabilidade de UMA delas vir parar justamente na Terra? Agora reflita o quão absurdo é o fato de três delas terem chegado ao nosso planeta, como de fato aconteceu na franquia.

A Liga da Justiça de Zack Snyder, por sua vez, fez uma coisa rara e criou uma explicação plausível para a Terra ser o centro metafórico daquele universo em particular – a resposta é a Equação Anti-Vida.

[irp posts=”73624″ name=”Joia da Morte? As Joias do Infinito que poucos fãs conhecem”]

Liga da Justiça consegue justificar

A Equação Anti-Vida, no universo da DC, é um imenso poder que permite controlar todos os seres vivos.

Nos primórdios do tempo, a Equação Anti-Vida foi esculpida na própria crosta da Terra e o vilão Darkseid (e provavelmente tantos outros) tem caçado por ela.

Assim, o próprio fato de a Terra ter sido escolhida para abrigar o poder da Anti-Vida ainda é uma enorme coincidência, mas é um único ato aleatório, ao invés de uma sucessão de conveniências dadas ao acaso (como as Joias do Infinito do UCM sempre por aqui ou o sistema de navegação da TARDIS em Doctor Who que parece só aterrissar em Londres).

A Equação Anti-Vida se torna a responsável pela importância cósmica da Terra, justificando qualquer quantidade de eventos importantes e intergalácticos que ocorram nela. Querendo, ou não, é uma justificativa!

As 4 horas de duração de Liga da Justiça de Zack Snyder são a ponta o iceberg da Equação Anti-Vida, mas a mera presença desse poder incrível responde à pergunta de por que, de todos os planetas que Darkseid conquistou durante seu tempo, coisas tão importantes acontecem bem aqui em nosso humilde planeta.

[irp posts=”93455″ name=”Darkseid: história e poderes de um dos grandes vilões da DC”]

Assim, em Liga da Justiça de Zack Snyder, a Terra é o “escolhido”, como Harry Potter, Anakin Skywalker ou Frodo: seu grande destino foi mapeado desde o início – o resto é consequência.

Enquanto isso, não há nenhuma razão canônica convincente no UCM para a Dizimação de Thanos girar tão fortemente em torno da Terra.

Os contadores de histórias da humanidade sempre se sentirão tentados a colocar nossa própria espécie no centro da ação, não importa o quão estranha seja a história, mas pelo menos a Liga da Justiça de Zack Snyder tentou explicar o porquê.

[irp posts=”86162″ name=”Zack Snyder planejava matar o Batman em sequência de Liga da Justiça”]

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA