Literatura de luto! Morre, aos 88 anos de idade, o escritor Luis Fernando Veríssimo

Andre Cananea

Literatura de luto! Morre, aos 88 anos de idade, o escritor Luis Fernando Veríssimo
Luis Fernando Veríssimo (Foto: Lindomar Cruz/Agência Brasil)

A crônica brasileira perdeu um dos seus melhores escritores na madrugada deste sábado (30). É que morreu, em Porto Alegre (RS), o escritor Luis Fernando Verissimo, um dos maiores do Brasil, aos aos 88 anos.

Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento desde o dia 11 de agosto. A causa da morte foi complicações decorrentes de uma pneumonia, informou o hospital, em nota oficial.

[Atualização] O corpo do escritor Luis Fernando Verissimo está sendo velado, neste sábado (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Aberta ao público, a despedida deve se estender até às 16h45. Em seguida, haverá o sepultamento do corpo, em cerimônia restrita aos familiares.

Filho do também escritor Érico Verissimo, Luis Fernando construiu uma carreira diversa e multifacetada e sua obra está espalhada pela TV, cinema e teatro, mas sobretudo nas páginas dos jornais e livros, constituindo-se um dos autores mais lidos do país. 

Luis Fernando Verissimo na sala de aula

Sua obra marcou presença também nas salas de aula, onde suas crônicas se tornaram leitura obrigatória para estudantes que buscavam compreender, de forma leve e crítica, a cultura e os costumes do Brasil.

Autor de títulos célebres como Comédias da Vida Privada e O Analista de Bagé, Veríssimo mostrou ao público que o humor pode ser um instrumento poderoso para refletir sobre política, sociedade e relações humanas.

Ao longo da vida, foram mais de 80 livros publicados. A lista inclui, ainda, Comédia Para Se Ler na Escola, As Mentiras que os Homens Contam, Ed Mort e Outras Histórias e Os Espiões

Com estilo direto e envolvente, ele consolidou-se como um dos grandes cronistas do país, sendo referência para novos escritores e leitores apaixonados por literatura.

Paixão pela música

Outro aspecto marcante de sua vida foi a música. Amante declarado do jazz e saxofonista nas horas vagas, Luis Fernando Veríssimo via na música uma extensão de sua sensibilidade artística. Essa paixão o acompanhou ao longo de sua trajetória e também influenciou sua escrita, marcada por ritmo, leveza e cadência quase musical.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA