Quem acompanha a franquia Mortal Kombat desde os seus primórdios sabe que se existe um personagem que pode ser considerado seu grande protagonista, esse alguém é Liu Kang. Afinal de contas, foi ele o responsável por derrotar os principais vilões da série em várias ocasiões, incluindo até mesmo o recente Mortal Kombat 11, após passar algum tempo longe do protagonismo.
A história de Liu Kang, assim como a franquia como um todo, é dividida em dois momentos distintos, que envolve os acontecimentos da linha do tempo original e da atual.
Confira abaixo um resumo da história de Liu Kang em Mortal Kombat e seus principais golpes e poderes.
A história de Liu Kang
Linha do Tempo original
No primeiro game de Mortal Kombat, descobrimos que Liu Kang era um órfão que foi encaminhado para o Templo Shaolin, onde treinou bastante para se tornar um guerreiro formidável.
Ele participou do décimo torneio Mortal Kombat, em que o destino do Plano Terreno estava em jogo e se tornou o grande campeão após derrotar Goro. Foi nesta ocasião que ele se tornou amigo dos demais heróis da série, como Johnny Cage e Sonya Blade.
No segundo game, Liu Kang e seus aliados tiveram de viajar até a Exoterra para um novo torneio. Lá, o guerreiro conseguiu derrotar o vilão Shao Kahn.
Em Mortal Kombat 3, os heróis tiveram de lidar com a invasão das forças de Shao Kahn ao Plano Terreno, já que ele não aceitou sua derrota anterior. No entanto, perdeu mais uma vez para o próprio Liu Kang e teve de retornar para a Exoterra.
Em Mortal Kombat 4, o protagonista passou a treinar uma nova geração de guerreiros, mas teve entrar em ação novamente após o vilão Shinnok conseguir fugir do Netherrealm e raptar Kitana, que se tornou interesse amoroso do guerreiro. Novamente, ele conseguiu derrotar o antagonista e evitou o pior.
No entanto, tudo mudou a partir do quinto game, Mortal Kombat: Deadly Alliance. Shang Tsung e Quan Chi juntaram forças e conseguiram matar Liu Kang, algo até então inimaginável para muitos fãs da franquia. Nos games seguintes, o monge até apareceu, mas apenas com seu corpo reanimado, sem a presença de seu espírito.
Linha do tempo atual
A partir de Mortal Kombat 2011, a história começou a se passar em uma linha do tempo alternativa. Raiden enviou uma mensagem para sua versão do passado no momento em que ele e Liu Kang se preparavam para o torneio retratado no primeiro game da franquia.
No decorrer da história, a aliança entre os dois começa a se deteriorar após Liu Kang começar a pensar que Raiden enlouqueceu e o culpar pela morte de boa parte dos guerreiros do Plano Terreno e Exoterra. No final das contas, os dois se enfrentaram e o shaolin acabou morrendo.
Em Mortal Kombat X, Liu Kang se transformou em um Revenant do mago Quan Chi e se tornou servo dele no Netherrealm. Ele os demais guerreiros que passaram pelo mesmo processo decidiram se juntar, mais tarde, ao vilão Shinnok.
Com a derrota do antagonista, ele e Kitana se tornaram os governantes do Netherrealm, mas foram ameaçados por Raiden, que se corrompeu.
E no recente Mortal Kombat 11, a versão jovem de Liu Kang, que existia antes de sua morte, vem parar no presente por conta das ações da vilã Kronika. Ele é capturado pela antagonista e sua alma é absorvida pela versão Revenant, que enfrenta Raiden, mas foi derrotado pelo Deus do Trovão.
Para se redimir do que aconteceu anteriormente, Raiden se funde com o Liu Kang Revenant e assim, surge o Fire God Liu Kang, que consegue derrotar Kronika. O deus deixa o corpo de seu pupilo e revela que ele é o novo protetor do Plano Terreno.
A história do personagem irá continuar com o lançamento do DLC Aftermath, que deve retratar Liu Kang consertando os estragos causados por Kronika.
Os principais golpes de Liu Kang
- Flying Kick: Liu Kang voa tela pela tela e dá um chute direto no tronco do oponente. Foi esse golpe que ele usou para derrotar Shang Tsung no primeiro game. A partir de 2011, a técnica passou a se chamar Flying Dragon Kick.
- Bicycle Kick: provavelmente, o golpe mais famoso do guerreiro. Ele dá uma série de chutes em seu oponente, em que parece estar andando de bicicleta.
- Double Dragon Kick: uma versão alternativa do Flying Kick, em que o guerreiro dá dois chutes no tronco do oponente ao invés de um.
- Dragon Fire: Liu Kang dispara uma chama no formato de um dragão na direção do oponente. A partir do segundo game, ganhou a capacidade de usar o golpe no ar. Em Mortal Kombat 2011 e 11, o Dragon Fire passou a se chamar High Fireball.
- Low Dragon Fire: se trata do mesmo golpe citado acima. A única diferença é que Liu Kang dispara a chama no rumo dos pés do oponente. De 2011 para cá, ganhou o nome de Low Fireball.
Por fim, uma curiosidade que vale ser citada é que no primeiro game da franquia, o Fatality de Liu Kang era, na teoria, o único que não matava explicitamente seu oponente, por conta da filosofia Shaolin: ele apenas dava um salto, seguido de um gancho, no perdedor da luta.
No entanto, a partir do segundo game, ele também ganhou Fatalities sangrentos e brutais. Foi nesta ocasião que ele usou seu Fatality mais conhecido: o Dragon Bite, em que ele se transforma em um dragão e come a parte de cima do corpo do perdedor. Essa versão apareceu em algumas sequências com o passar dos anos.
Seja o primeiro a comentar