‘Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?’: livro analisa a diversidade na cultura pop

Redação

‘Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?’: livro analisa a diversidade na cultura pop

O pesquisador Christian Gonzatti está lançando, através da Editora Devires, o livro ‘Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?‘. A obra faz uma importante análise do cenário da diversidade na cultura pop em nosso país e já está em pré-venda.

  • Que tal controlar sua TV com um único dispositivo supermoderno, controlado por voz, em alta qualidade de imagem e com auxílio da Alexa? E a melhor parte: experimente por 30 dias e DEVOLVA se não curtir o produto! Confira clicando aqui.

Um dos casos mais emblemáticos envolvendo esse assunto aconteceu em setembro de 2019. Na ocasião, o então prefeito do Rio do Janeiro, Marcelo Crivella, tentou censurar uma HQ da Marvel na Bienal do Rio de Janeiro sob a alegação de que continha conteúdo impróprio.

[irp posts=”80608″ name=”Vingadores: A Cruzada das Crianças: conheça a HQ que virou polêmica no Rio”]

O motivo? A graphic novel Vingadores: A Cruzada das Crianças trazia a cena de um beijo entre dois super-heróis, Wiccano e Hulkling, nas páginas da história.

O que ele jamais esperava seria a rápida reação do público, que adquiriu todos os exemplares que estavam a venda em vários estandes diferentes no evento em menos de 30 minutos.

Naquela época, o incômodo de conservadores, fundamentalistas religiosos e apoiadores da extrema-direita repercutiu principalmente nas plataformas digitais.

Pode um LGBTQIA+ ser super-herói no Brasil?

No livro de Christian Gonzatti, é produzida uma investigação comunicacional que assume a dimensão de um documento político e histórico de como o Brasil gerido pela extrema-direita tem perseguido as representações positivas de personagens LGBTQIA+ na cultura pop utilizando uma falsa ideia de que crianças estão “sob ameaça” com esses personagens.

[irp posts=”80584″ name=”Livro dos Vingadores que prefeito do Rio mandou recolher se esgota na Bienal”]

São apontados, também, caminhos para que o aconteceu no dia 7 de setembro de 2019, feriado da Independência do Brasil, quando o beijo dos super-heróis gays estampou a capa da Folha de São Paulo e pessoas aliadas da diversidade se uniram contra o ódio e intolerância, inspire resistências.

Christian Gonzatti é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação e vem pesquisando questões relacionadas à diversidade na cultura pop nesse contexto.

Ele também criou uma plataforma que visa dar voz a esses temas, a Diversidade Nerd. Com mais de 350 mil seguidores no TikTok, o espaço é considerado pelo pesquisador uma das grandes fontes de inspiração para a publicação do livro.

“Recebo todos os dias mensagens de adolescentes e jovens LGBTQIA+ e de pessoas aliadas da diversidade que agradecem a maneira como eu tenho tentado popularizar esses temas com uma linguagem menos acadêmica. O livro é, então, uma forma de dar continuidade a esse trabalho de popularização de temas que são muito mal compreendidos pela sociedade brasileira“, diz o pesquisador.

“Entender mais sobre diversidade é o primeiro para o enfrentamento das violências e desigualdades. E a cultura pop pode ser uma ferramenta importantíssima para facilitar esse entendimento. Afinal, estamos falando de personagens e histórias que chegam em muitas camadas da nossa cultura”, explica Christian Gonzatti.

[irp posts=”115871″ name=”DC tem alta demanda e reimprime revista onde o Superman se revela bissexual”]

O livro pode ser encomendado na pré-venda disponível no site Queer Livros, da Editora Devires.

O lançamento acontece dia 18 de junho, na Poc Con, feira LGBTQIA+ de Quadrinhos e Artes Gráficas, evento que acontece em São Paulo.

Pode um LGBTQIA+ ser super-herói no Brasil

  • Que tal controlar sua TV com um único dispositivo supermoderno, controlado por voz, em alta qualidade de imagem e com auxílio da Alexa? E a melhor parte: experimente por 30 dias e DEVOLVA se não curtir o produto! Confira clicando aqui.

Jon Kent: a história completa do novo Superman, que é bissexual

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA