A indústria cinematográfica não grava os seus longas apenas dentro de estúdios. É muito normal e comum que locais do nosso dia-a-dia também se tornem cenários de muitas produções. Como consequência disso, muitos filmes famosos fizeram alguns lugares também se tornarem populares e conhecidos pelo público.
Quem aí não se lembra da famosa escadaria em que Rocky Balboa apareceu correndo? Ou aquelas montanhas flutuantes de Avatar? Sim, esses são lugares que existem de verdade e ganharam fama internacional.
Com isso em mente, confira abaixo 10 locais que se tornaram conhecidos graças e filmes famoso – e que você pode visitar se quiser.
10) O canyon em que ficava o Santo Graal em Indiana Jones
No filme Indiana Jones e a Última Cruzada, o explorador mais famoso da história dos cinemas e seu pai juntaram forças para impedir que nazistas colocassem suas mãos no Santo Graal. Muita gente ficou maravilhada com a entrada do templo em que o artefato estava.
O que poucos sabiam na época do lançamento do filme, há 30 anos, é que o cenário não foi construído para o longa. O local se tratava das famosas ruínas de Petra, uma famosa cidade arqueológica que fica na Jordânia e recebe milhares de turistas todos os anos. Historiadores acreditam que ela foi criada 9 mil anos antes de Cristo.
9) A Plataforma 9 ¾ de Harry Potter
Dentro da franquia criada pela escritora J.K Rowling, os bruxos que ainda estavam estudando usavam a famosa Plataforma 9 ¾ para embarcar no trem rumo à escola de Hogwarts.
Por mais que boa parte dos filmes da série tenham sido gravados em estúdios, as cenas em que os personagens embarcavam no trem foram gravadas na famosa estação King’s Cross, em Londres. Por conta da fama que o local ganhou graças a esse filmes famosos e populares, os responsáveis criaram colocaram uma placa dedicada à plataforma fictícia, que é visitada por muitos fãs de Harry Potter.
[irp posts=”83575″ name=”Escadaria de Coringa vira ponto turístico em Nova York; veja fotos”]
8) A base de operações dos Caça-Fantasmas
Nos filmes da franquia Caça-Fantasmas, todos vimos que os protagonistas tinham uma base de operações, onde aguardavam algum chamado se tivesse algo estranho no bairro. E esse é mais um local que também existe no mundo real e ficou bastante conhecido.
O lugar se trata de um pequeno batalhão do Corpo de Bombeiros de Nova York, que se chama oficialmente Firehouse, Look & Ladder Company no.8, e fica no famoso bairro de Manhattan. Por pouco, o local não foi fechado há alguns anos, mas nada disso aconteceu e ele continua na ativa desde 1903.
7) O planeta Yavin IV de Star Wars
Na trilogia original de filmes da saga Star Wars, Yavin IV se tratava da lua de um gigante gasoso que servia de base para a Aliança Rebelde. As ruínas do local também foram obra de civilizações antigas.
As cenas de Yavin IV foram gravadas no Parque Nacional Tikal, que fica na Guatemala. Historiadores e arqueólogos acreditam que o local seria um dos lares do povo Maia, que vivia na América Central. Ele ganhou status de Patrimônio da Humanidade da ONU em 1979.
6) A casa da família McCallister em Esqueceram de Mim
Os dois primeiros filmes da franquia Esqueceram de Mim se tornaram clássicos que costumam ser reprisados na televisão brasileira na época do Natal. A casa da família do protagonista Kevin McCallister foi tomada por armadilhas no primeiro filme para que os vilões Harry e Marv não roubassem nada de lá.
A casa existe na vida real e ainda está de pé. Ela fica localizada em Winnetka, ao norte de Chicago, e foi comprada por seus atuais donos por US$ 1,5 milhão em 2012. No entanto, ela não está aberta para visitações e curiosos só podem ver o seu exterior.
5) Aqueles templos de Lara: Croft: Tomb Raider
No filme Lara Croft: Tomb Raider, a heroína interpretada por Angelina Jolie visita uma série de templos abandonados no Camboja para encontrar um artefato. E esse também é outro local que já existe há séculos no planeta.
Esse lugar se chamar Angkor Wat, um complexo de templos que é considerado o maior monumento religioso da Terra. Acredita-se que ele foi criado por volta do século 12, mas passou centenas de anos abandonado. Apenas no início dos anos 1990 que as autoridades locais perceberam o potencial turístico do local e fizeram uma renovação.
Sua popularidade aumentou justamente após ser abordado em Lara Croft: Tomb Raider, o que fez Angkor Wat se transformar na principal atração turística do Camboja desde então
4) A escadaria do Rocky
Quem aí não se lembra da famosa cena em que Rocky Balboa subia uma escadaria correndo e parece comemorar ao chegar no topo? Se você quiser, também pode fazer o mesmo.
Essa escadaria faz parte da entrada do Museu de Arte da Filadélfia. O local se tornou uma das atrações turísticas mais populares da cidade americana e muitos fãs sempre recriam a icônica cena do filme. Ao lado, foi erguida uma estátua em homenagem ao boxeador mais famoso da história dos cinemas.
3) O ambiente da trilogia O Senhor dos Anéis
Quem aí não ficou maravilhado com o ambiente e as paisagens que apareceram nos filmes famosos da trilogia O Senhor dos Anéis? Esses locais, de fato, existem no nosso planeta e se encontram na Nova Zelândia.
Por exemplo, a cidade em que os Hobbits moravam, por mais que realmente tenha sido criada para o filme, existe até hoje e se tornou uma atração turística, que ganhou o nome de Hobbiton.
Também existem outros locais do distante país que apareceram nos filmes da franquia e podem ser visitados pelo público, como as Cavernas Waitomo e o Monte Ruapehu.
[irp posts=”82802″ name=”17 séries e filmes censurados na China por razões bizarras”]
2) O parque de Forrest Gump
O contador de histórias mais famoso do cinema passou boa parte do seu filme sentado em um banco enquanto contava a história de sua vida para vários estranhos. O local não é nem um pouco estranho para os habitantes da cidade americana de Savannah, o estado da Geórgia.
O parque se trata do Chippewa Square, um dos mais conhecidos do local. Infelizmente, o banco em que Forrest estava sentado foi criado apenas para o filme e está guardado dentro dos estúdios da Paramount. No entanto, uma réplica foi criada e se encontra no Centro de Visitantes da cidade.
1) As montanhas flutuantes de Avatar
Em Avatar, o público descobriu que Pandora tinha montanhas que flutuavam pelos céus do planeta natal da raça Na’vi. Por incrível que pareça, elas não foram criadas em computador e, de fato, existem no nosso planeta.
Esse conjunto de montanhas faz parte do parque Zhangjiajie, que fica na província de Hunan, na China. Elas são conhecidas por esse formato pontudo e por serem muito altas (uma delas possui uma passarela que está a uma altura de 1,4 km), o que passa a impressão de que realmente estão flutuando no céu. Desde a estreia de Avatar, muitos turistas já foram até o local para conhecê-las.
Seja o primeiro a comentar