Lois Lane estava errada! 5 músicas para entender que o Superman é puro punk rock!

Roteiristas Ei Nerd

Lois Lane estava errada! 5 músicas para entender que o Superman é puro punk rock!
Imagem Reprodução das Redes Sociais

Por André Luiz Fernandes

 Há um ditado moderno que diz mais ou menos o seguinte: hippies são pessoas más fingindo serem boas, enquanto punks são pessoas boas fingindo serem más. Exageros e generalizações à parte, o novo Superman de James Gunn cai numa discussão parecida quando Clark Kent (David Corenswet) e Lois Lane (Rachel Brosnahan) discutem a visão de mundo do Homem de Aço.

No fim das contas, Clark Kent segue convicto de que se importar com as pessoas é a verdadeira “atitude punk rock”. E ele não está errado: o gênero musical surgido nos anos 70 sempre veio carregado de críticas sociais sem filtro e até hoje não tem medo de “colocar o dedo na ferida” de muitos assuntos tidos como espinhosos.

O longa de James Gunn também encerra com a canção “Punkrockers”, da banda sueca Teddybears e participação de Iggy Pop, ícone do gênero. No fim das contas, o Superman é mais punk do que todo mundo imagina!

Conheça 5 músicas de punk rock que provavelmente cairiam no gosto do herói da DC pelo conteúdo:

The Clash – “London Calling”

A música de 1979 também batiza o álbum lançado pela banda britânica. De forma irônica, a letra cita diversos acontecimentos problemáticos no Reino Unido daquela época, indicando que a situação não estava nada boa para quem vivia no país, principalmente na capital, Londres. É como se muita coisa importante estivesse acontecendo ao mesmo tempo – parece familiar?

Sex Pistols – “God Save the Queen”

Em 1977, os Sex Pistols revoltaram a Grã-Bretanha inteira com uma música que levava o mesmo título do hino nacional da época. O conteúdo é completamente sem filtro, criticando a monarquia britânica, que na época era comandada pela rainha Elizabeth II. A faixa chegou a ser censurada pela BBC e se tornou um hino contra as injustiças e a as dificuldades vividas pelos trabalhadores ingleses.

Dead Kennedys – “Holiday in Cambodia”

Do outro lado do Atlântico, em 1980, o Dead Kennedys denunciava o regime autoritário do Khmer Vermelho no Camboja com “Holiday in Cambodia”. Ao mesmo tempo, o grupo comandado por Jello Biafra comparava a vida tranquila dos universitários americanos ao horror de quem vivia no país asiático naquele período.

Green Day – “American Idiot”

Em 2004, o Green Day criou sua obra-prima com “American Idiot”, que fez sucesso especialmente com sua faixa-título. O trio americano não poupou críticas ao papel da mídia nas guerras envolvendo os Estados Unidos e a todo o estilo de vida da terra do Tio Sam. Ganhou Grammy, virou musical e conquistou toda uma nova geração de fãs.

Ratos de Porão – “Amazônia Nunca Mais”

E também se faz punk rock no Brasil! Em 1989, o Ratos de Porão lançou o disco “Brasil”, cheio de músicas críticas, e entre elas, “Amazônia Nunca Mais”. Com o som raivoso de sempre, a banda fala do desmatamento da Floresta Amazônica e do desrespeito à natureza. O tema segue mais atual do que nunca e certamente seria defendido por alguém como o Superman.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA