Analisando o 3º episódio de Loki: algo de errado não está certo na AVT!

Redação

Analisando o 3º episódio de Loki: algo de errado não está certo na AVT!

O terceiro episódio de Loki já chegou para o mundo através do Disney+ nesta quarta-feira (23) e, nele, muitos segredos foram revelados, planetas novos entraram na jogada e teve até um clima de romance entre Loki e Loki.

Talvez a química entre Loki e Lady Loki aconteceu pelo fato de o Deus da Trapaça ser um eterno narcisista e gostar muito dele mesmo…

[irp posts=”109134″ name=”Agora é cânone! Loki ‘sai do armário’ oficialmente no UCM: ‘princesas e príncipes'”]

Mas não é só isso, existem mais segredos revelados sobre a Autoridade de Variância Temporal (AVT) e várias referências aos quadrinhos nesse último episódio.

Por isso, continue lendo nossa análise completa do episódio para entender cada uma das referências e descobrir como o mistério da AVT deve ser solucionado.

O nome de Lady Loki

É perceptível, desde os primeiros episódios, que a Marvel fez uma mistura entre Encantor e Lady Loki para formação da personalidade da personagem na série, o que acontece com frequência no Universo Cinematográfico da empresa (UCM) – como o Ego e o pai do Peter Quill, Jason Spartax, sendo a mesma pessoa e vários outros exemplos.

O fato dela ser Sylvie já era um ponto quase certo, tendo em vista que a primeira aparição de Lady Loki na série foi quando ela derrotou os agentes da AVT. Uma referência é o estado de Oklahoma, onde Sylvie vive nos quadrinhos.

A especialidade de Sylvie na série são os encantamentos, algo que ela aprendeu sozinha ao longo do tempo.

Um fato interessante é que Sylvie é um dos Lokis que está há mais tempo atrapalhando a AVT, já que ela está nessa missão há anos. Contudo, mesmo assim ela não sabia algumas regras da entidade, como fica claro na cena em que ela tenta encantar o guarda, logo no início do episódio.

Das duas uma: ou o guarda tinha a mente forte ou a magia dela não funciona também dentro da AVT. A segunda opção é mais provável, já que o Loki e as Joias do Infinito seguem o mesmo padrão.

loki

Outro fato importante sobre Sylvie é que ela vem de uma realidade muito diferente da que o Loki conhece. E isso notório quando eles começam a conversar sobre a vida e falar da própria mãe.

Com todas essas informações ainda não é possível ter certeza se ela é uma Loki do passado ou do futuro, mas fica evidente que já cansou de sê-lo – e abomina esse nome!

[irp posts=”108802″ name=”Você notou? Lady Loki atacou o planeta de Thanos, antes dos eventos de Guerra Infinita”]

Algo de errado não está certo na AVT

Ao contrário do que eles pensam, como o próprio Mobius M. Mobius havia revelado para o Loki no episódio anterior, os funcionários da AVT não são criados pelos Guardiões do Tempo!

Tratam-se de variantes que, aparentemente, não se lembram de nada. O que faz sentido, já que a caçadora C-20 tinha um passado humano quando Sylvie visitou sua mente.

No episódio anterior ela gritava “é real, é real”, conflitando entre a descoberta de que ela realmente teve uma vida fora da AVT e que não era um sonho, com o fato de que ela entregou a localização dos tais guardiões – se é que eles realmente existem.

Por isso, ao dizer “Eu quero ir pra casa” ela não está se referindo à AVT, mas à casa que, provavelmente, ela não vê há mais de 100 anos.

Este fato pode explicar porque a entidade não destrói as variantes de cara: pois as usa como funcionários para manter a operação em funcionamento. Logo, a AVT não é tão incrível como parece.

[irp posts=”108945″ name=”Teoria de Loki: existem múltiplas Autoridades de Variância Temporal?”]

Lamentis-1 é uma colônia Kree?

Lamentis-1, no seriado, é uma lua de um planeta não identificado – mas existem várias referências nos quadrinhos para dois lugares. Primeiro, a lua Lamentis-1, que é um planeta na borda do império Kree e apareceu pela primeira vez na revista Aniquilação: Conquista – Prólogo #1 em 2007.

Depois, o planeta sendo destruído, pela cor, parece ser Spartax. Mas na verdade é uma referência à destruição causada em Hala, o planeta sede dos Kree, e Lamentis-1 é uma colônia espacial do império também.

Nos quadrinhos, Hala foi destruída pelo Fera, Anjo e Gamora, quando eles conseguiram poderes cósmicos e o planeta ficou assim durante os eventos do Vórtice Negro e depois virou o Mundo Trono II.

Como eles estão no futuro de 2077, talvez seja o próprio Hala devastado, já que a Capitã Marvel voltou e enfrentou todo mundo.

loki

A relação entre Loki e Sylvie

A relação entre Loki e Sylvie foi o ponto alto do episódio. Além das lutas entre os dois e as piadas, ou tentativas de um enganar o outro, ainda foi possível notar algo a mais rolando no ar.

Loki ficou muito à vontade ao lado de Sylvie e ela, com o tempo, também aparentou gostar da companhia dele. Pode ser algo relacionado ao narcisismo do personagem, que faz ele gostar de si mesmo acima de qualquer coisa. Mesmo assim, durante a conversa de amor, já havia quem torcesse pelo casal.

[irp posts=”108767″ name=”A vez em que Loki foi digno de erguer o Mjolnir (e deu uma surra no Thor)”]

Mas quem era o amor de Loki? Ele tinha interesse em Lady Sif? Como esta variante do Deus da Trapaça só viveu as experiências que conhecemos até Vingadores, não tem como saber quem mais poderia ser.

No caso de Sylvie, ela diz que teve relacionamento à distância com um carteiro. Pode ser um cara simples ou, quem sabe, um tipo diferente de carteiro, como, por exemplo, o deus mensageiro Hermes. E isso não seria um espanto, já que os deuses da mitologia grega também vão aparecer no UCM em breve.

Ainda sobre Loki, é de conhecimento de todos que o Deus das Mentiras aprendeu tudo o que sabe sobre magia com a própria mãe, inclusive transformar flores em sapos. Essa magia pode ser uma referência ao dia em que o Loki transformou o Thor em um sapo em um arco dos quadrinhos.

É pouco provável que o Thor, ou até mesmo o Simmon Walterson, o atual Throg, irão aparecer na forma de sapo na série, mas é até possível que em What If? isso possa acontecer.

Como eles vão escapar?

Se os funcionários da AVT são variantes, quer dizer que até mesmo Mobius deve ser uma variante temporal que esqueceu a verdadeira identidade.

Será que ele é uma variante do próprio Loki? Seria uma reviravolta daquelas!

Como a memória da C-20 sobre a vida passada estava escondida dentro da mente dela, é provável que a revista de jet skis do Mobius seja algo que mexe com alguma lembrança da vida dele na Terra antes de ser recrutado/sequestrado pela AVT.

Independente de quem esteja por trás, a AVT está escravizando variantes ao longo dos anos e isso acontece faz muito tempo. Se os funcionários são uma mentira, quem garante que o “fluxo temporal único” também não seja outra mentira, criada por quem quer manter o controle de tudo?

O fato é que, agora, Loki e Sylvie não têm como fugir daquela realidade sozinhos. É muito provável que algum agente da AVT apareça ou até mesmo outro Loki, já imaginou?

O roteirista chefe de Loki, Michael Waldron, disse: “não existe nenhum personagem fora do meu alcance”. A Marvel deu carta branca para ele trazer qualquer personagem.

É hora de torcer para que o seu personagem favorito faça uma ponta na série. Principalmente se for um herói, assim ele pode salvar Loki e Sylvie da destruição em Lamentis-1.

[irp posts=”108615″ name=”1º episódio de Loki faz uma referência sutil ao universo de Star Wars?”]

VEJA MAIS Loki
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA