O terceiro episódio de Loki já está no ar há uma semana e traz inúmeros easter eggs escondidos, segredos e referências bombásticas. Você conseguiu captar todas elas?
A mais nova série do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) já se mostrou a mais interessante até agora e os números não mentem: está explodindo de sucesso no Disney+.
[irp posts=”108442″ name=”Qual o horário de estreia dos episódios de Loki no Disney+?”]
A cada dia, o seriado do Deus da Trapaça aumenta as expectativas dos fãs e promete ainda muitas emoções em seus três últimos episódios.
Antes de continuar a leitura, confira o trailer para a parte final da temporada, legendado em português. O 4º episódio de Loki estreia nesta quarta-feira (30).
[irp posts=”109234″ name=”Os fãs estão apaixonados pelo look de gola alta de Loki no 3º episódio”]
Loki em Lamentis-1
A primeira referência é o próprio planeta em que o episódio se passa, Lamentis-1. Nos quadrinhos, é um planeta que fica nos limites, na borda do espaço, que pertence ao império Kree. Os mesmos Kree do filme da Capitã Marvel.
Já na série, parece que não existem Kree, aqueles soldados não têm a insígnia dos Kree no uniforme. Então pode ser que, em 2077, o império Kree já tenha sido destruído.
Será que é isso que vai acontecer em The Marvels, o próximo filme da Capitã Marvel?
Moral da história
Outra coisa muito importante é a mensagem desse episódio. No primeiro, a mensagem era sobre aceitar quem você é. Aquela conversa de Mobius com Loki foi para provar que ele não era mal de verdade, ele fingia que era mal, uma das mentiras para parecer forte.
Já no segundo episódio, a mensagem foi sobre ser quem você quer ser, livre arbítrio. Você decide o que será no futuro, ninguém decide isso por você.
E agora, no terceiro episódio, a mensagem foi o amor. Lamentis-1 é a prova disso, já que esse lugar só apareceu nos quadrinhos sendo protegido por um dos principais casais cósmicos da Marvel, Quasar e Serpente da Lua, que inclusive deram um dos beijos mais famosos dos quadrinhos nesse planeta.
Justamente por isso, esse lugar foi escolhido para Loki falar pela primeira vez em todo o UCM sobre como ele vê o amor.
Ele é muito aberto nesse sentido, como nos quadrinhos e igual na mitologia nórdica também. Aliás na mitologia ele é MUITO mais aberto. Chegou a ficar grávido de um cavalo!
[irp posts=”109134″ name=”Agora é cânone! Loki ‘sai do armário’ oficialmente no UCM: ‘princesas e príncipes'”]
Carteiros e romances
Sylvie também falou de um romance dela com um certo “carteiro”. Pode ser só uma frase jogada aleatoriamente como piada? Pode.
No entanto, ao procurar no banco de dados da Marvel nos quadrinhos, o único personagem que é conhecido apenas como “carteiro” é um mutante que perdeu os poderes no dia M por causa de Wanda.
Curiosamente, em WandaVision também existia um carteiro em WestView que dava a impressão de ter a mente forte, inclusive. Ele sempre saía do personagem e falava várias verdades sobre Wanda e o que estava realmente acontecendo.
Imagine Sylvie de papinho com o carteiro de WandaVision só porque ele tem uma mente forte? Não deve ser muito interessante namorar sendo a Sylvie, pois ela pode só encantar a pessoa e fazê-la se apaixonar. Não seria um amor real.
Por isso, ela só deve se interessar por pessoas que têm a mente forte. E o Loki mostrou que tem essa mente forte! Ela tentou encantá-lo e não conseguiu. Aconteceu uma tensão entre os dois, um clima rolou no ar.
E no final das contas isso faz muito sentido, porque se o Loki for se apaixonar por alguém, será – obviamente – por ele mesmo.
[irp posts=”108767″ name=”A vez em que Loki foi digno de erguer o Mjolnir (e deu uma surra no Thor)”]
Mais referências a Star Wars
Seguindo no assunto sobre a mente forte, essa justificativa foi claramente uma referência a Star Wars. É como se Sylvie pudesse usar a Força igual aos Jedis.
O controle mental dos Jedis funciona melhor em quem tem a mente fraca, alguém com a mente forte geralmente não pode ser controlado.
Até mesmo a cena de Sylvie encantando o guarda na hora dos bilhetes é uma clara referência à cena clássica do Obi Wan usando mentalmente a Força nos Stormtroopers. Também há várias outras vezes em que os Jedis fizeram coisa parecida, geralmente homenageando essa mesma cena clássica do Obi Wan.
Quando Loki se disfarça com a roupa dos guardas também é uma referencia a Star Wars. Quem não se lembra de Luke e Han Solo fantasiados de Stormtroopers levando Chewbacca como prisioneiro?
No geral, o terceiro episódio de Loki se aproveitou de certas ideias de Star Wars, designs de armas, roupas, construções. Aliás, várias construções foram readaptadas de The Mandalorian.
[irp posts=”108615″ name=”1º episódio de Loki faz uma referência sutil ao universo de Star Wars?”]
Era notório que tinha as mesmas bases, dava para ver até os vaporizadores de umidade nas ruas de Lamentis-1 – que é algo típico de Star Wars.
Vários cenários foram gravados com a mesma tecnologia de filmagem de The Mandalorian. Alguns cenários não eram reais, eram um telão 360 rodando no fundo. Por todos esses elementos visuais muita gente deve ter sentido a sensação de estar assistindo um episódio da série.
Vikings e origens nórdicas de Loki
Apesar disso, Loki não ficou deslocado nesse cenário alienígena. Tiveram momentos resgatando as origens dele de um jeito nunca visto antes.
Por exemplo, aquela cena épica dele cantando no trem. Muita gente estava dizendo que aquilo era asgardiano, uma língua inventada, mas o Loki claramente estava cantando em norueguês.
A letra de tal música folk diz o seguinte:
“Nas montanhas negras da tempestade, eu ando sozinho
Sobre as geleiras eu faço meu caminho
No jardim de maçãs, a donzela fica de pé
E canta, quando você chega em casa?“
Se assemelha à música de viking que vai embora em expedição sem saber se volta um dia. E ela é cantada em norueguês porque é uma língua derivada no norueguês antigo e da língua nórdica, que era o idioma dos vikings.
Thor e Loki viveram entre os vikings, eram os deuses deles, vinham para Terra direto, participavam de batalhas junto com eles, cantavam com eles e até bebiam juntos.
Inclusive, o Loki jogar o copo no chão e pedir mais uma vem daí. Isso foi exatamente a mesma coisa que o Thor fez no primeiro filme quando ele foi no bar – o que também é um belo easter egg.
[irp posts=”85824″ name=”Odin, pai de Thor no Universo Marvel, é um Celestial? Entenda teoria”]
A diferença é que o Thor ficou tranquilo com bebida que não é de Asgard. Já o Loki, ficou muito bêbado nesse episódio. Ele poderia estar fingindo que estava bêbado? Sim, mas não estranhem o fato dele ter ficado bêbado.
Thor é o Deus mais poderoso dos nórdicos, enquanto o Loki é “só” um gigante de gelo. Tem uma diferença grande com relação à resistência de bebida.
Mas mesmo assim, foi uma referência às origens nórdicas do Loki, um lado que praticamente só tinha sido visto no Thor até agora.
Throg
Outra referência interessante foi quando o Loki disse que a mãe dele fazia fogos de artifício com magia e transformava flor em sapo.
Loki fez fogos de artifício duas vezes nesse episódio, então Frigga com certeza ensinou para ele como transformar algo em sapo também. E isso é uma referência direta a um acontecimento dos quadrinhos, ao dia que o Loki transformou o Thor em sapo.
[irp posts=”109254″ name=”Eita! Vídeo promocional de Loki mostra Sylvie capturada pela AVT na infância”]
Loki está com a Joia do Tempo?
O segredo mais importante ficou para o final. Quando Loki parou um PRÉDIO e fez ele voltar para o lugar onde ele estava.
Será que foi telecinese? Será que foi alguma magia diferentona? O Loki nunca foi visto fazendo algo assim antes.
Mas fica nítido que ele pega alguma coisa na mão. Não só o prédio volta para o lugar, mas toda a fumaça volta junto, como se estivesse retrocedendo no tempo até o ponto onde o prédio não tinha sido destruído.
A Marvel praticamente jogou na cara dos telespectadores que o Loki roubou uma Joia do Tempo daquela gaveta no primeiro episódio. Será? Vamos acompanhar!
[irp posts=”79292″ name=”Como Loki viajará pelo tempo na série se ele só tem a Joia do Espaço?”]
Seja o primeiro a comentar