Loki: afinal, quem realmente é a Senhorita Minutos?

Redação

Loki: afinal, quem realmente é a Senhorita Minutos?

Muita gente está esperando a madrugada desta quarta-feira (14) para finalmente saber quem é o grande vilão de Loki. Como não poderia deixar de ser, também tem quem está querendo saber quem realmente é a Senhorita Minutos (Miss Minutes, no original)?

Aquele relógio laranja que parecia ser só uma mascote, na verdade, é muito mais do que isso. Não é só uma Siri! Aquilo está vivo, é inteligente, consegue sair das telas para a vida real e, até agora, é a única na série que realmente sabe toda a verdade sobre a criação da Autoridade de Variância Temporal (AVT).

[irp posts=”108821″ name=”Loki: Senhorita Minutos deve ser muito mais do que a gente espera ou imagina”]

Acompanhe neste texto uma investigação minuciosa sobre a verdadeira identidade da Senhorita Minutos. Para chegar na verdade, primeiro é preciso entender o que ela representa dentro da AVT. A mensagem que a Marvel está tentando transmitir é que o órgão seria como a sociedade.

Antes de continuarmos, se liga: sabia que leitor do EiNerd tem desconto e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, livros e outros produtos na loja oficial da Marvel? Para garantir, basta realizar a compra através deste link.

A metáfora por trás da Senhorita Minutos

Na sociedade, já existe uma forma de ganhar dinheiro, uma forma de se comportar. Existe ordem e um padrão de como as coisas acontecem. Caso você fuja muito deste padrão, fugir da “linha sagrada”, provavelmente vai ser preso ou julgado pelas pessoas.

Nesse contexto, os funcionários da AVT seriam escravos do sistema. Eles reproduzem os pensamentos do sistema e trabalham para ele funcionar sem nem saber disso, como as pessoas da vida real.

Sendo assim, a Marvel quer passar um conceito de que a Senhorita Minutos representa a burocracia do sistema. Todos os processos passam por ela, ela é quem passa as instruções, as regras e se você quiser saber alguma coisa que ela não pode falar, ela vai ficar te enrolando.

É igual quando você liga para uma operadora querendo cancelar o plano, vai ficar pelo menos uma hora ouvindo a secretária eletrônica dizendo que está procurando um atendente para você. E o que isso quer dizer?

Quer dizer que a Senhorita Minutos, diferente dos funcionários da AVT, não é uma escrava, ela faz parte do “sistema malvado” por “vontade própria”. A cara bonitinha e alegre de desenho animado dos anos 80 é só um disfarce pra fazer com que tudo pareça mais bonito e aceitável.

[irp posts=”110730″ name=”Lokoste? Loki-Jacaré rouba a cena na série, mas nos bastidores ele é deplorável”]

Papel fundamental de manipulação

Se um demônio manda arrancar crianças das famílias delas, destruir trilhões de vidas e linhas do tempo, você com certeza se sentiria mal fazendo isso.

Mas se um reloginho laranja fofo falasse para fazer isso porque você está mantendo a ordem do universo… Aí você provavelmente faria, principalmente se só tivesse memória de um lugar em que tudo isso é normal, como é o caso dos funcionários da AVT.

Ou seja, a Senhorita Minutos desempenhou um papel fundamental na propaganda e manipulação da AVT desde o início. Aquela animação do primeiro episódio, sobre a criação da AVT, mostra que já existia uma estátua dos Guardiões do Tempo e dela lá, antes dos funcionários chegarem.

A estátua maior representava quem está por trás dos Guardiões, os chefões que deveriam ser idolatrados. Porém, a Senhorita Minutos vinha logo em seguida. Ela é o braço direito do chefão. E, inclusive, logo em seguida nessa mesma animação ela aparece guiando todos os funcionários da AVT.

Senhorita Minutos Loki

Como o chefão não fica na AVT, quem tem um monte de botão para ser invocada a qualquer momento e tem o papel de manter a ordem, as regras e ter o contato direto com os funcionários: a Senhorita Minutos!

E ela faz tudo isso apenas sendo a burocracia e a propaganda. De resto, os próprios funcionários da AVT fazem o lugar funcionar sozinho.

Afinal, quem é a Senhorita Minutos?

Quem é a Senhorita Minutos é algo difícil de se explicar, porque parece que ela é uma espécie de inteligência artificial, um sistema operacional que ao pesquisar alguma coisa e fazer perguntas, ela responde.

Porém, no segundo episódio da série, Loki pergunta para ela se ela é uma gravação ou se está viva e ela responde que é “um pouco dos dois”

Isso não é o mais impressionante e sim que ela fala estando fora da tela, sem nenhum projetor, sem nenhuma base tecnológica para transmitir um holograma ali. Ela simplesmente salta para fora da tela como se fosse uma entidade.

[irp posts=”110658″ name=”Loki não para de dar dicas para Kang como vilão: a Marvel está tentando nos enganar?”]

E o mais bizarro é que, enquanto Loki tenta bater nela, ela vai pulando e pisando nos lugares e fazendo um barulho de teclado de computador. Ou seja, aquilo não é apenas um holograma. Ela estava ali do lado de fora de verdade pisando nas coisas fisicamente.

Além disso, a Senhorita Minutos é muito inteligente, sabe mentir e enganar os outros. Como na hora em que ela inventou uma história para enrolar a Sylvie.

Tudo isso parece mágico? Parece muito. Pode ser que ela tenha alguma relação com a energia cronal da AVT ou talvez seja só uma inteligência artificial do futuro mesmo.

É esquisito pensar que ela seja só tecnologia? Sim, porque ela parece um desenho animado.

Mas voltando no tempo até a era medieval, se alguém contasse para as pessoas que todos em qualquer lugar do mundo poderiam se ver ao vivo por uma tela de vidro ou que poderiam voar dentro de um pássaro de metal gigante… ninguém acreditaria. Para eles, estaria falando de alguma bruxaria doida.

Miss Minutes tem sentimentos e emoções?

Importante lembrar que Tony Stark já estava próximo de criar uma inteligência artificial desse nível com o Jarvis. A diferença é que a Senhorita Minutos chega a demonstrar sentimentos. Não dá para saber se é da programação ou se ela é realmente viva e tem sentimentos reais.

Mas é bem claro que ela fica irritada com o Loki batendo nela com a revista. E também que ela demonstra uma preocupação real quando a Ravonna fala que o criador da AVT estava correndo perigo.

A expressão facial da Senhora Minutos é bizarra. Ela desvia o olhar quando não quer dar a resposta sobre os arquivos e, logo em seguida, quando Ravonna fala que o criador estava correndo perigo ela logo muda para uma expressão de preocupação e desaparece rápido.

O que leva a entender que ela foi entrar em contato com Kang, Immortus, ou seja lá quem for o vilão, para avisar que ele estaria correndo perigo.

E isso levanta outras perguntas. Depois do episódio 5, entende-se que o castelo do vilão fica além d’O Vazio, fora da “linha do tempo sagrada”. Então, onde fica a AVT? E como a Senhorita Minutos consegue sair da AVT e levar uma informação para fora da linha do tempo até o castelo do chefão?

[irp posts=”110877″ name=”Está chegando a hora! De quem é o castelo que Loki e Sylvie vão invadir?”]

Se Miss Minutes consegue se transmitir para fora da linha do tempo, é porque ela tem algum tipo de energia extradimensional ou temporal nela. Coloca até em xeque o que algumas pessoas acreditavam sobre ela ser uma inteligência artificial.

A verdadeira resposta só será respondida no último episódio de Loki, mas é provável que ela seja uma inteligência artificial do futuro programada para simular emoções e defender os interesses de quem quer que tenha criado a AVT.

Algo que, infelizmente, pode acontecer é a Marvel não explicar direito o que a Senhorita Minutos é – e deixar por isso mesmo. Tem cada teoria mirabolante sobre o assunto surgindo na internet, que algumas chegam a ser engraçadas.

A verdade é que a Senhorita Minutos, provavelmente, deve ser algo mais simples do que estamos imaginando. Ou será que não?

[irp posts=”108442″ name=”Qual o horário de estreia dos episódios de Loki no Disney+?”]

VEJA MAIS Loki
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA