Muita gente ficou surpresa ao descobrir que o personagem Lucifer, da série de TV do mesmo nome, pode participar do crossover Crise nas Infinitas Terras, do Arrowverso. Poucos sabem, mas ele é, sim, um personagem que faz parte do universo de quadrinhos da DC.
Lucifer foi criado por Neil Gaiman, Sam Kieth e Mike Dringenberg e estreou nos quadrinhos em 1989, na edição #4 da famosa série The Sandman. Desde então, ele já estrelou sua própria série dentro do universo de HQs da editora.
Confira abaixo uma breve história e os poderes de Lucifer.
Breve história de Lucifer
Lucifer Morningstar se trata de um arcanjo (anjo da mais alta ordem da hierarquia celeste) que se rebelou contra o Reino do Paraíso apenas alguns segundos após sua criação. Por conta disso, foi parar em um vazio chamado Chaoplasma. O local acabou se tornando o Inferno, local final de descanso para almas condenadas.
Lucifer se tornou o governante do Inferno e assim ele permaneceu por 10 bilhões de anos. Durante esse período, ele fez os demônios do local lutarem entre eles para atormentar as almas que paravam por lá e chegou a entrar em conflito com o Paraíso. No entanto, ficou entediado com sua própria existência, especialmente por conta da forma que os mortais o enxergavam e por acreditarem que foi ele o responsável pelas atitudes ruins que tiveram.
Por conta disso, Lucifer expulsou todos os demônios e almas condenadas do Inferno e fechou as portas do local, dando suas chaves para o Sonho dos Perpétuos, que é o grande protagonista da série Sandman, que repassou o controle do local para os anjos Duma e Remiel.
Enquanto isso, Lucifer simplesmente decidiu se aposentar desta vida e foi morar na Terra. Primeiro, se mudou para Perth, na Austrália, e depois foi para Los Angeles.
Em sua série solo, Lucifer se tornou dono de um bar chamado “Lux” e tinha como assistente Mazikeen, uma Lilim (espírito noturno). Sua aparência era a mesma de um homem sofisticado e charmoso.
[irp posts=”82993″ name=”Crise nas Infinitas Terras deve ter Lucifer, Titãs e mais”]
Apesar desse visual, Lucifer continuou com sua personalidade maquiavélica e só pensava em usar as outras pessoas para tirar vantagem delas. Ainda assim, ele ainda seguia uma espécie de código de honra (por exemplo, ele não mente em hipótese alguma por considerar isso algo grosseiro e pouco digno) e tinha respeito por alguns seres do universo, como seu irmão Michael, o anjo Dumas e Mazikeen.
Ao longo de sua história, Lucifer viu essa sua aposentadoria ser atrapalhada por várias pessoas e seres do seu passado, o que o colocou em conflito com várias entidades.
Com relançamento dos Novos 52, Lucifer sofreu algumas mudanças e sua criação foi influenciada pela teologia cristã. Aqui, ele se trata de um anjo que se tornou o governante do Inferno e tinha a intenção de possuir almas humanas. Ele ainda é respeitado pelos habitantes do local, que o obedecem como se fosse um Rei. Mas assim como a versão anterior, ele também está entediado com sua existência.
A versão dos Novos 52 não é considerada canônica com o que foi estabelecido na continuidade Sandman-Lucifer-Hellblazer.
Poderes e habilidades
Como você já deve ter notado, Lucifer é um ser muito poderoso dentro dos quadrinhos da DC, justamente por ter sido o governante do Inferno. Assim, ele é dono de uma série poderes e habilidades. Entre eles, podemos citar:
- Consciência Cósmica
- Projeção de Energia
- Intelecto Genial
- Capacidade de voo: por conta de suas asas
- Imortalidade: Lucifer pode viver para sempre e apenas a chamada Presença tem o poder de destrui-lo.
- Invulnerabilidade
- Poderes mágicos
- Absorção de matéria
- Necromancia
- Pirocinese
- Mudança de realidade
- Força, velocidades, velocidade e resistência sobre-humanos
- Telecinese
- Mestre espadachim e do ocultismo
Seja o primeiro a comentar