O ator Hugh Keays-Byrne, conhecido pelo papel do vilão Immortan Joe em Mad Max: Estrada da Fúria, faleceu ontem, 2 de dezembro, aos 73 anos.
A informação da morte do ator australiano foi confirmada pelo cineasta Ted Geoghegan através de seu perfil no Twitter. Keays-Byrne interpretou mais de um vilão na franquia Mad Max e era reconhecido em sua terra natal.
[irp posts=”94805″ name=”Mad Max: spin-off da Imperatriz Furiosa não terá Charlize Theron”]
Além de Immortan Joe em Estrada da Fúria, o ator também interpretou o vilão Toecutter no primeiro filme da franquia Mad Max, protagonizado por Mel Gibson, ainda em 1979.
Desde então, ele teve uma parceria com o diretor George Miller que quase o levou a interpretar o Caçador de Marte no filme Liga da Justiça: Imortal, que Miller comandaria em 2007, mas acabou cancelado.
No Twitter, Geoghegan não poupou elogios ao colega, além de publicar uma foto do início do ano, onde Keays-Byrne aparece usando uma máscara de proteção contra a covid-19 baseada na máscara usada por Immortan Joe, seu personagem mais lembrado.
“Para todos os efeitos, Hugh Keays-Byrne, que foi treinado na Royal Shakespeare Company, era um ser humano absolutamente maravilhoso que lutou até o fim contra problemas ambientais e humanitários. Essa foto dele no início do ano diz tudo. Você dirigirá eternamente, brilhante e cromado”, disse.
Veja:
https://twitter.com/tedgeoghegan/status/1334200622279778306
Sobre Mad Max
Poucos futuros pós-apocalípticos da ficção são tão possíveis quanto a distopia de Mad Max, franquia do cinema criada por George Miller e Byron Kennedy.
Até agora foram quatro filmes, todos eles mostrando uma realidade que as vezes parece muito próxima, além de influenciar visualmente diversas outras obras.
O primeiro filme, intitulado apenas Mad Max, saiu em 1979, se destacando por ser um dos primeiros grandes papéis de Mel Gibson.
O astro voltaria em Mad Max 2 (‘Road Warrior’), o mais famoso da série, além do terceiro, Mad Max: Além da Cúpula do Trovão, sucesso que teve participação e trilha da cantora Tina Turner.
Max Rockatansky retornaria depois disso em 2015, agora vivido por Tom Hardy, para Mad Max: Estrada da Fúria, um enorme sucesso de bilheteria e crítica.
Aqui ele se une à Imperatriz Furiosa, que busca se livrar do tirano conhecido como Immortan Joe.
Os filmes trazem basicamente a mesma premissa: vemos o ex-policial Max, que perdeu sua família em uma Austrália devastada pela guerra nuclear e agora chamada de Wasteland, buscando sobrevivência e combustível, algo que se tornou o item mais valioso da Terra.
Seja o primeiro a comentar