Você sabe quem é o Mandarim? Nos quadrinhos, ele é um dos principais inimigos do Homem de Ferro, mas já se envolveu em uma série de histórias em que causou problemas para os demais heróis na Marvel.
Ele “meio que” já apareceu no Universo Cinematográfico da empresa em Homem de Ferro 3, mas tudo não passou de uma encenação.
Agora, finalmente, veremos o Mandarim de verdade no filme solo do Shang-Chi, que tem estreia prevista para setembro de 2021. Se você quer conhecer um pouco mais o vilão, confira abaixo um pequeno guia com sua história e seus poderes nos quadrinhos da Marvel.
[irp posts=”106684″ name=”Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem primeiro trailer divulgado; assista”]
Breve história do Mandarim
O Mandarim foi criado por Stan Lee e Don Heck e apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em fevereiro de 1964, na edição #50 de Tales of Suspense.
O Mandarim era filho de um rico homem chinês com uma mulher britânica e nasceu no interior da China. No entanto, eles morreram pouco tempo após seu nascimento e ele foi criado por uma tia, que era uma pessoa amargurada, o que influenciou sua personalidade.
Toda a fortuna de sua família foi usada para transformar o Mandarim em um cientista brilhante e um artista marcial de primeira. Só que, por disso, viveu na miséria quando se tornou adulto.
E para piorar, a revolução comunista chegou à China e ele acabou expulso de sua casa. Foi esse evento que o transformou em um vilão pra valer, pois se tornou uma pessoa vingativa e com planos de dominar o mundo.
Pouco após deixar sua casa, o Mandarim acabou parando no chamado Vale dos Espíritos, onde encontrou destroços de uma nave alienígena que continham 10 cilindros – e cada um carregava o que aparentava se tratar de um anel.
O vilão se apoderou de cada um desses anéis e começou a estudá-los, o que o fez ganhar acesso aos seus poderes (que já descreveremos daqui a pouco).
[irp posts=”77185″ name=”Shang-Chi a Lenda dos Dez Anéis? Entenda o significado desse título”]
Em uma tentativa de despertar o poder completo de seus 10 anéis, o Mandarim se aliou ao lorde Wong-Chu e decidiu atacar as armas produzidas pelas Indústrias Stark. E, claro, isso logo chamou a atenção de Tony Stark, que foi até a China e acabou capturado pelo vilão.
E da mesma forma que no primeiro filme do herói, Stark se aliou ao cientista Ho Yinsen, que também foi capturado pelo Mandarim e Wong-Chu, para construírem o primeiro traje do Homem de Ferro. Yinsen se sacrificou para que o bilionário fugisse do cativeiro. Desde então, ele e o vilão se tornaram grandes inimigos.
Apesar de ser mais conhecido como inimigo do Homem de Ferro, o Mandarim já se envolveu em uma série de histórias em que enfrentou outros heróis da Marvel, como o Capitão América, Hulk e o Raio Negro, por exemplo.
O Mandarim também já chegou a formar os seus próprios Vingadores; trocou de corpos com o Unicórnio (outro vilão recorrente das histórias do Homem de Ferro); descobriu o chamado Coração das Trevas, que usou para atacar Tony Stark, mas acabou supostamente morto (mais tarde, descobrimos que ele ainda estava vivo); se aliou a Ezekiel Stane para tentar derrotar Tony Stark e já se tornou representante da Ilha de Bagalia nas Nações Unidas.
[irp posts=”65122″ name=”Quem é Shang-Chi, o grande mestre de kung fu da Marvel”]
Os Dez Anéis do Mandarim
Como você já percebeu, a principal fonte dos poderes do mandarim são os Dez Anéis que pegou dos destroços da nave alienígena no Vale dos Espíritos. Cada um deles possui a alma de um lendário guerreiro cósmico.
Os nomes de cada anel e seus poderes são os seguintes:
- Zero (dedo mindinho da mão esquerda): emite ondas de frio;
- Luz Negra (dedo mindinho da mão direita): absorve toda a luz ao seu redor, criando uma escuridão absoluta;
- Mento-intensificador (dedo anelar da mão esquerda): amplia a energia psíquica do usuário, o que lhe permite controlar a mente de outras pessoas;
- Feixe de desintegração (dedo anelar da mão direita): emite um feixe de energia que destrói os átomos e moléculas do alvo;
- Explosão elétrica (dedo do meio da mão esquerda): emite energia elétrica em quantidades determinadas pelo usuário;
- Feixe de Vórtex (dedo do meio da mão direita): cria uma espécie de vórtice no ar;
- Explosão de chamas (dedo indicador da mão esquerda): emite radiação infravermelha e calor em quantidades determinadas pelo usuário;
- Feixe de impacto (dedo indicador da mão direita): projeção de várias formas de energia;
- Luz branca (polegar esquerdo): emissão de energia ao longo do espectro eletromagnético;
- Reorganização da matéria (polegar direito): reorganização dos átomos e moléculas de alguma substância.
Os poderes e habilidades do Mandarim
Além de seus 10 anéis, o Mandarim conta com os seguintes poderes e habilidades:
- Manipulação de Ki: o Mandarim usa sua própria energia para melhorar suas habilidades físicas e consegue sobreviver sem comida e água por dias;
- Excelente artista marcial: o vilão também possui um conhecimento extenso das mais diversas artes marciais;
- Inteligência: ele também é dono de um intelecto genial;
- Poliglota: o Mandarim também é capaz de falar várias línguas.
[irp posts=”76802″ name=”Fu Manchu: conheça o pai e inimigo de Shang-Chi”]
Equipamentos
O Mandarim também criou o chamado Dragão do Paraíso, um dragão mecânico que é capaz de voar e está equipado com armas, mísseis, armadilhas e uma armadura que se reconstrói por conta própria. Ele acabou destruído pelo Homem de Ferro.
O personagem também criou uma estação espacial que disparava raios que faziam uma pessoa odiar outra, como forma de dar início a um conflito global. A invenção acabou destruída pelos Vingadores.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
[irp posts=”77229″ name=”Shang-Chi: de enredo a personagens, o que esperar do novo filme do herói”]
Seja o primeiro a comentar