O filme Mãos Talentosas narra a vida do neurocirurgião Ben Carson, de origem humilde e protestante, além de trazer a grande lição de que todo mundo é capaz de superar limitações e alcançar seus objetivos.
A trama, produzida exclusivamente para a TV, foi uma adaptação do livro de memórias de 1990 sobre o médico. No filme, o ator que interpreta o cirurgião é o astro Cuba Gooding Jr.
[irp posts=”59168″ name=”Médicos pedem cancelamento de série animada da Netflix para adultos”]
O filme mostra que Carson foi o responsável pela criação de várias técnicas cirúrgicas diferentes – como a separação de gêmeos siameses pela cabeça – e que acaba sendo requisitado mundialmente.
Apesar do lançamento mundial do filme ter ocorrido no longínquo mês fevereiro de 2009, Mãos Talentosas parece ter ressurgido das cinzas durante a pandemia, graças ao Globoplay. A trama também já se tornou um clássico da Sessão da Tarde da TV Globo e voltou a ser exibido neste 06 de março de 2025.
O enredo pode ser lido como motivacional para que possamos aprender a ressignificar nossos momentos e esperanças de que somos capazes de realizar os nossos desejos.
Mãos Talentosas ou… Mentirosas?
Entretanto, como nem tudo nessa vida são buquês de rosas – mas podem ser, sim, muito bem mares de espinhos –, o médico Ben Carson confessou, em meados de 2015, que vários dos eventos retratados em sua autobiografia (e, consequentemente, no filme) são versões distorcidas da realidade.
Por exemplo, ele admite que mentiu por mais de duas décadas sobre conseguir uma bolsa de estudos na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos.
Na mesma época, ele liderava as pesquisas para concorrer às eleições para o cargo de, pasme!, Presidente dos Estados Unidos.
[irp posts=”82807″ name=”Como foi a gestão de Lex Luthor como presidente dos Estados Unidos”]
No livro original, o neurocirurgião lembra que conheceu o general William Westmoreland durante um desfile do Memorial Day, mas a verdade é que nunca houve registro de inscrição estudantil de Carson na academia.
Esse foi só o encontro do Titanic com o Iceberg.
Outros relatórios vazados durante a campanha presidencial também mostram que episódios violentos que o médico apresentou em livros e entrevistas – como soco em colega, tentativa de assassinato de sua própria mãe e esfaquear o próprio amigo –, parecem ser tão falsos que nem os “tios do Zap” acreditariam.
A verdade é que o filme Mãos Talentosas humaniza Carson de uma forma que se torna difícil entender porque os seus posicionamentos políticos vão contra os direitos básicos cíveis.
Sequer dá para sacar qual é o real sentido das declarações gerais sobre a religião alheia ou origens específicas, além de que retrata uma versão irreal e inexistente sobre o cirurgião.
Esse “temperamento terrível” nada mais é do que o argumento motivacional de Carson para jovens negros que lutam para superar as adversidades e conseguirem serem profissionais de sucesso, se tornando até uma narrativa de redenção para atrair possíveis eleitores do Partido Republicano – o partido de Donald Trump, que saboreia insaciavelmente por violência desnecessária.
[irp posts=”56111″ name=”‘Se Trump entrar em meu restaurante, eu saio’, diz Robert de Niro”]
Seja o primeiro a comentar