Mario Kart: o que há de diferente em cada jogo da série

Augusto Ikeda

Mario Kart: o que há de diferente em cada jogo da série

Mario Kart é uma das franquias mais famosas e populares da Nintendo e seu primeiro game, Super Mario Kart, foi lançado em 1992 para Super Nintendo. Desde então, vários outro títulos foram lançados para consoles, portáteis, arcades e agora, até para celulares. E cada um dos seus games sempre apresentou alguma novidade em relação aos seus sucessores, o que ajuda a explicar parte do seu sucesso.

Algumas dessas novidades pegaram, outras ficaram restritas a apenas um game e também existem aquelas que ficaram por algum tempo, mas foram abandonadas mais tarde. 

De qualquer forma, confira o que há de diferente em cada game da série Mario Kart apresentou para seus jogadores. E, claro, não vamos contar o primeiro título, justamente por ter sido o que lançou a franquia.

Mario Kart 64

O segundo game da série foi o primeiro em 3D e introduziu multiplayer para até quatro pessoas.

Além dessas novidades, ele apresentou uma série de itens novos que pegaram, como o cacho de bananas, as cascas verdes e vermelhas triplas e o item mais famoso e odiado da série: o casco azul.

Mario Kart 64 também introduziu o modo Mirror, que se trata de versões “espelho” das pistas do game, que era restrito para a categoria 100 cc.

Mario Kart Super Circuit

O game lançado para o Game Boy Advance, que foi o terceiro título da série, é o que menos apresentou coisas novas em relação aos seus antecessores.

Sua única novidade é que o jogador poderia desbloquear todas as pistas clássicas do primeiro game da franquia.

Mario Kart: Double Dash!

O título lançado para o Nintendo GameCube inovou ao optar por karts dirigidos por dois personagens: um ficava na direção, enquanto que o outro era o responsável por disparar os itens. No entanto, a novidade não agradou muito os jogadores e ela nunca mais esteve presente em nenhum outro game da série.

[irp posts=”81828″ name=”Mario Kart Tour é lançado de graça para celulares; veja como baixar”]

Double Dash também apresentou novos personagens (alguns desbloqueáveis, outra novidade) e multiplayer online em modo LAN, que necessitava de um acessório especial.

Mario Kart DS

Por conta das duas telas do portátil Nintendo DS, o quinto game de Mario Kart teve como grande novidade o gameplay em duas telas: em uma, o jogador guiava seu kart, enquanto que na outra, poderia observar dados importantes, como a posição de seus rivais.

Esse também foi o primeiro game a apresentar copas especiais com circuitos de todos os games anteriores da série, além de ter sido o único a ter o modo Missões. Ele também introduziu novos personagens e dois novos itens: o blooper e o bullet bill.

Esse game também foi o primeiro a ter multiplayer online via Wi-Fi.

Mario Kart Wii

Mario Kart Wii se beneficiou do inovador controle do Wii, e assim, os jogadores ganharam a opção de usá-lo como volante (os mais tradicionalistas ainda poderiam usar o controle do GameCube).

E não parou aí: o sexto game da série introduziu corridas com 12 participantes ao invés de oito, acrobacias e motocicletas, bem como mais personagens e três novos itens: o mega cogumelo, a nuvem de trovão e o bloco POW.

Mario Kart 7

O primeiro game da série a receber uma numeração oficial (e o terceiro para um portátil) apresentou gráficos em 3D, graças ao Nintendo 3DS.

As demais novidades do sétimo título foram a introdução dos planadores e karts submersíveis, bem como visão em primeira pessoa e customização de karts, que poderiam ser montados de acordo com as preferências dos jogadores.

O game também apresentou mais personagens para a franquia (incluindo Lakitu, famoso por dar a largada e a bandeirada final na série), apesar da ausência de Waluigi, que estava presente desde Double Dash!

Mario Kart 8 (Wii U)/Mario Kart 8 Deluxe (Switch)

O game mais recente da série para consoles, lançado para Wii U e Switch, apresentou tantas novidades que vamos numerá-las em tópicos.

  • A principal novidade foi a introdução de corridas antigravidade, o que proporcionou uma dinâmica diferente e inédita até então
  • Modo 200 cc, o mais rápido já apresentado na série
  • Introdução de quadriciclos
  • Gráficos em HD
  • Oportunidade de fazer uploads das corridas para o YouTube, por meio do Mario Kart TV (exclusivo para a versão de Wii U)
  • DLCs
  • Novos personagens, incluindo os que fazem parte de outras franquias de games da Nintendo (algo inédito), como Link, de Legend of Zelda; e Isabelle de Animal Crossing. O Inkling Boy e a Inkling Girl, de Splatoon, também estão presentes, mas são exclusivos da versão de Switch
  • Quatro novos itens, incluindo o super horn, capaz de parar o casco azul
  • Modo Renegade Roundup, semelhante a um jogo de pega-pega (exclusivo para a versão de Switch).

Série Mario Kart Arcade GP

Sim, a série também conta com quatro games desenvolvidos para arcades. Todos foram feitos, na realidade, pela Namco Bandai.

Como o nome já entrega, ele é jogado em arcades e possui alguns personagens da Namco Bandai, como o Pac-Man.

Mario Kart Tour

O recém-lançado Mario Kart Tour é o primeiro da série lançado para celulares. Por conta disso, tem uma mecânica especial.

Para jogá-lo, é preciso manter o aparelho na posição vertical, a aceleração é automática e para virar o kart, basta deslizar o dedo para a direita ou esquerda.

Para disparar os famosos itens, basta deslizar o dedo para cima ou para baixo, o que fará o personagem lançá-lo para frente ou para trás, respectivamente, ou apenas apertar a tela.

Mario Kart Tour também possui pistas inspiradas em cidades do mundo real, como Nova York, Paris e Tokyo.

VEJA MAIS Mario Kart
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA