A maioria de nós se lembra de Mark Hamill pelo papel de Luke Skywalker, na trilogia clássica de Star Wars. No entanto, logo depois do Jedi, seu personagem mais famoso é um vilão da DC: o ator deu voz ao Coringa nos anos 90, ao longo de diversas séries e filmes animados, e é tido por muitos como o melhor intérprete do maior inimigo do Batman.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Hamill foi perguntado sobre a possibilidade de voltar a viver o Coringa em algum momento. No entanto, ele deu uma única condição para que isso possa voltar a acontecer:
Quando me perguntam ‘você quer fazer o Coringa?’ minha única questão é: ‘Kevin (Conroy) vai fazer o Batman?’ Se ele estiver dentro, eu não preciso nem ler (o roteiro).
A condição de Hamill é, na verdade, uma negativa. Kevin Conroy deu voz ao Batman nas animações e ainda é muito associado ao herói, mas nos deixou em 2022. Desde então, Mark prometeu que nunca mais faria a dublagem do Coringa, por não ter mais o amigo trabalhando junto. Em 2023, durante um evento, o ator declarou:
Éramos como parceiros. Éramos como ‘O Gordo e o Magro’ (dupla de comediantes dos anos 20 e 30). Sem Kevin aqui, não parece haver um Batman para mim.
A última vez em que a dupla colaborou foi na adaptação animada de Liga da Justiça: Crise nas Infinitas Terras – Parte 3, que foi lançada em 2024. A voz de Conroy também está presente em outra obra recente, o anime de Devil May Cry, da Netflix.
Além de Luke Skywalker e Coringa, Mark Hamill também tem uma carreira de destaque, tanto no cinema live-action, como em animações. O ator já deu voz a outros vilões, como o Duende Macabro, na série do Homem-Aranha nos anos 90, e também o Senhor do Fogo Ozai, antagonista definitivo de Avatar: A Lenda de Aang.
Seja o primeiro a comentar