Mark Zuckerberg fala sobre botão “dislike” no Facebook

Daniel Amigo

Mark Zuckerberg fala sobre botão “dislike” no Facebook

Se existe um boato no Facebook que ressurge todo ano é de que o site estaria planejando incluir um botão dislike (“não curtir”, em português) entre as opções de reação aos posts. Mark Zuckerberg, fundador do site, já afirmou em diversas entrevistas que não, o Facebook não terá um botão com essa função.

Dessa vez, porém, os rumores surgiram com mais força, quando foi descoberto por usuários da comunidade Android que a rede social está fazendo testes internos com o emoticon de “polegar para baixo” dentro do Messenger.

O Facebook confirmou que o teste é real, mas deixou claro que não existe qualquer relação entre os emoticons utilizados no aplicativo de conversa e novas opções de reação aos posts na rede social. O site está frequentemente testando novas funções e a maior parte delas não chega a ser implementada para os usuários finais.

Veja a imagem vazada:

Zuckerberg afirmou que qualquer nova função adicionada ao Facebook precisa ser pensada com a intenção de criar empatia entre os usuários. “Precisaríamos pensar a forma correta de fazer isto para que possa ser uma força para o bem, não uma força para o mal”, afirmou o CEO. Ele acredita que um botão de dislike seria uma opção muito negativa e que teria o potencial de ser utilizada como uma forma de bullying dentro da rede social.

Foi este o princípio usado para a criação das reações, os novos botões de interação dos posts do site que foram incluídos ano passado. Além de curtir, agora você pode reagir usando pequenos emoticons de “amor”, “haha”, “uau”, “triste” e “zangado”. Embora o Facebook não tenha descartado a possibilidade de acrescentar novos tipos de reação no futuro, tudo indica que reações abertamente negativas jamais farão parte da lista de opções.

Zuckerberg já afirmou diversas vezes que pensa no Facebook como uma ferramenta para tornar o mundo um lugar melhor, e um botão dislike não faz parte desta visão.

VEJA MAIS Facebook
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA