Martin Scorsese volta a criticar filmes da Marvel: ‘parques de diversão’

Augusto Ikeda

Martin Scorsese volta a criticar filmes da Marvel: ‘parques de diversão’

O renomado diretor Martin Scorsese se tornou alvo de uma polêmica, há alguns dias, após criticar os filmes do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Mesmo com a repercussão negativa dos seus comentários, o cineasta não quis nem saber e voltou a defender seu ponto de vista.

[irp posts=”82487″ name=”Martin Scorsese detona filmes da Marvel: ‘não são cinema'”]

Em entrevista durante um festival britânico de cinema, realizado no último final de semana, Martin Scorsese voltou a comparar os filmes da Marvel com “parques de diversão” e ainda pediu para os cinemas não sejam “invadidos” por essas produções.

“O valor de um filme que é igual a um filme de parque temático, por exemplo, são os filmes da Marvel, em que os cinemas se tornam parques de diversão, é uma experiência diferente. Como disse anteriormente, não é cinema, é algo diferente. Independente se você assiste ou não, é outra coisa e não deveríamos ser invadidos por isso. E isso é um problema grande, precisamos que donos de cinemas se imponham e exibam filmes que tenham narrativa”, afirmou Scorsese.

O diretor ainda acredita que filmes nesse estilo já criaram um público completamente diferente do habitual. “Não é meu tipo de filme, simplesmente não é. Isso está criando outro tipo de público que pensa que isso é cinema”, complementou.

A polêmica teve início quando Martin Scorsese deixou claro que não gosta do estilo usado pela franquia cinematográfica e que os filmes da Marvel ‘não são cinema”. Desde então, alguns nomes importantes rebateram suas críticas, como os diretores Joss Whedon (Os Vingadores e Vingadores: Era de Ultron) e James Gunn (responsável pelos dois filmes dos Guardiões da Galáxia), bem como o ator Samuel L. Jackson, o Nick Fury do UCM.

[irp posts=”82952″ name=”Teoria explica como o Homem de Ferro pode voltar ao Universo Marvel”]

Sobre o Universo Cinematográfico Marvel (UCM)

O Universo Cinematográfico Marvel (UCM) foi lançado em 2008 com o intuito de criar um universo compartilhado de filmes estrelados por personagens da empresa. O filme que deu início à franquia foi Homem de Ferro e o grande responsável por desenvolvê-la é Kevin Feige, presidente da Marvel Studios.

Desde então, mais de 20 filmes foram lançados e praticamente todos foram bem avaliados pelos fãs e crítica. Eles foram protagonizados pelos personagens mais famosos da Marvel, como Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Homem-Aranha, Hulk, Viúva Negra, Capitã Marvel, Homem-Formiga, Doutor Estranho, entre outros.

O UCM foi dividido em três fases distintas, que ganharam o nome de Saga do Infinito e tiveram como principal enredo o desejo do vilão Thanos de coletar as Joias do Infinito para matar metade do universo. A chamada Fase 4 começa em 2020, com o filme solo da Viúva Negra. A franquia também conta com séries de TV e filmes curta-metragem. No entanto, elas têm pouquíssimas ligações com os filmes.

[irp posts=”82736″ name=”Nova deve ganhar filme na Fase 5 do Universo Cinematográfico Marvel”]

O Universo Cinematográfico Marvel é a franquia cinematográfica que mais arrecadou em bilheteria na história do cinema, com lucro estimado de US$ 22 bilhões.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Martin Scorsese Marvel
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA