Deu bom? Marvel fecha acordo judicial com criadores dos Vingadores

Giovanna Camiotto

Deu bom? Marvel fecha acordo judicial com criadores dos Vingadores

A Marvel conseguiu fechar um acordo com quatro artistas de Vingadores: Ultimato. A disputa judicial iniciou há dois anos, quando a empresa tentava garantir direitos autorais dos super-heróis.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

O The Hollywood Reporter informou que a empresa conseguiu dar um passo à frente no processo na última terça-feira (20).

Segundo um porta-voz da Disney, eles encontraram uma “resolução amigável” com o ilustrador Larry Lieber, irmão de Stan Lee, e com os espólios de Don Heck (Homem de Ferro), Gene Colan (Demolidor) e Don Rico (Viúva Negra).

O acordo judicial assegurou que a Marvel detenha os direitos autorais sobre os personagens populares da franquia Vingadores. Além disso, a disputa pôde ser encerrada de maneira pacífica entre os envolvidos.

No entanto, a Marvel ainda possui um imbróglio com o espólio de Steve Ditko, quadrinista falecido em 2018. Os herdeiros buscam recuperar a sua parte dos direitos de Homem-Aranha e Doutor Estranho.

Apesar dos herdeiros terem apoio da Lei de Direitos Autorais (1976), os personagens foram criados sob acordo de “trabalho contratual”, o que torna a situação favorável a Marvel Studios.

[irp posts=”111919″ name=”Ator tira sarro após processo de Scarlett Johansson: ‘deviam ter feito filme do Drax'”]

Treta judicial

Em setembro de 2021, a Marvel Comics decidiu entrar com ações judiciais, com foco nos herdeiros de criadores dos heróis mais famosos da editora (como Stan Lee e Steve Ditko), para conseguir manter os direitos dos Vingadores.

O intuito do processo era impedir que os heróis famosos da Marvel entrem na Lei de Direitos Autorais americana – criada para proteger os autores originais que tiveram suas obras vendidas por um preço muito abaixo do mercado em uma época em que tudo era muito diferente e, hoje, rendem milhões de dólares.

A iniciativa surgiu após o irmão de Ditko, Patrick S. Ditko, entrar com um recurso para reivindicar os direitos do Homem-Aranha, segundo informações dispostas no The Hollywood Reporter.

O portal de notícias ainda ressalta que a Marvel possui certa vantagem por poder alegar que os direitos dos personagens não foram negociados diretamente com a editora – já que os Vingadores foram criados enquanto eles eram funcionários da empresa.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

[irp posts=”113099″ name=”Elizabeth Olsen apoia processo de Scarlett Johansson e fãs se preocupam”]

Sobre os Vingadores

Os Vingadores foram criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1993. Entre as várias equipes que já surgiram dentro dos quadrinhos da Marvel, esta é, sem dúvidas, a mais importante e famosa.

A equipe original dos quadrinhos era composta pelo Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e a Vespa (que foi a responsável por sugerir o nome). Pouco tempo mais tarde, ganharam a companhia do Capitão América.

Desde então, sua escalação contou com uma série de heróis da editora, entre humanos, mutantes, Inumanos, androides, seres supernaturais e até mesmo antigos vilões, que já juntaram suas forças inúmeras vezes para lidarem com as mais diversas ameaças.

Dentro das histórias da Marvel, eles receberam a alcunha de “os super-heróis mais poderosos da Terra” e seu famoso grito de guerra é “Avante, Vingadores!”. Algumas variações da equipe já foram criadas, como os Jovens Vingadores, Vingadores Sombrios e os Vingadores da Costa Oeste, por exemplo.

A equipe ganhou ainda mais notoriedade ao ser retratada nos cinemas, dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

A escalação original da equipe era composta pelos seguintes nomes: Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro. Com o passar do tempo, ganharam a companhia de personagens como a Feiticeira Escarlate, Falcão, Máquina de Combate, Visão, Homem-Aranha, entre outros.

Quatro filmes do time já foram lançados nos cinemas. O mais recente, Vingadores: Ultimato, se tornou a maior bilheteria de todos os tempos, ao arrecadar US$ 2,798 bilhões.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

[irp posts=”114651″ name=”What If…?: Ultron/Visão do Mal não faz sentido se os Vingadores nunca existiram”]

VEJA MAIS Marvel Vingadores
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA