A notícia da morte de Steve Ditko, cocriador de personagens como o Homem-Aranha e o Doutor Estranho, as gigantes dos quadrinhos americanos Marvel e DC, além de outras figuras do universo das HQs se pronunciaram e manifestaram seus lamentos pela perda.
[irp posts=”58213″ name=”Co-criador do Homem-Aranha, Steve Ditko morre aos 90 anos”]
A Casa das Ideias, onde ele se consagrou como um dos grandes autores de quadrinhos, afirmou que o legado de Ditko nunca será esquecido, e que ele transformou a indústria e o Universo Marvel:
Today, the Marvel family mourns the loss of Steve Ditko. Steve transformed the industry and the Marvel Universe, and his legacy will never be forgotten. Our thoughts are with his family, loved ones, and fans during this sad time. https://t.co/uKKR9oClqg pic.twitter.com/1ovYnE8Y2V
— Marvel Entertainment (@Marvel) July 7, 2018
A editora rival, DC Comics, também se pronunciou a respeito da morte de Ditko, “um dos mais incríveis criadores na história doas quadrinhos, que nos mostrou que há um herói em cada um de nós”.
Steve Ditko was one of the most amazing creators in the history of comics, and showed us there is a hero in all of us. Our hearts go out to his loved ones, and everyone who knew him. pic.twitter.com/ukvuA7odF5
— DC (@DCOfficial) July 7, 2018
O escritor Neil Gaiman, que foi autor de outro célebre personagem dos quadrinhos, Sandman, falou a respeito da importância de Ditko, dizendo ter sido uma pessoa diferente por causa do quadrinista:
Steve Ditko was true to his own ideals. He saw things his own way, and he gave us ways of seeing that were unique. Often copied. Never equalled. I know I'm a different person because he was in the world. pic.twitter.com/2GFSA86Btj
— Neil Gaiman (@neilhimself) July 7, 2018
Mike Deodato, um dos principais quadrinistas brasileiros da Marvel, afirmou que Ditko era um criador à frente de seu tempo:
Steve Ditko Was a Creator Ahead of His Time https://t.co/w4AeTjsP3j via @thr
— Mike Deodato, Jr. (@mikedeodato) July 7, 2018
O site TMZ, conhecido por ter fontes em todos os cantos (principalmente entre policiais e corpo de bombeiros), afirma que Steve Ditko morreu ainda em 29 de junho, uma quinta-feira. Seu corpo, contudo, foi encontrado por um assistente social que, ao perceber o sumiço do artista, foi até seu apartamento, em Nova York, para encontrá-lo.
Ainda de acordo com o site TMZ, o médico legista que examinou o corpo do artista identificou a causa da morte como um ataque cardíaco causado pelo entupimento das artérias. Pouquíssimo midiático, Steve Ditko era uma incógnita. A verdade, inclusive, é que não se sabe se ele sequer foi casado – ou se tinha herdeiros, inclusive.
Embora discreto, Ditko era o mestre da extravagância das cores, principalmente quando o assunto era sua segunda mais famosa criação, novamente ao lado do gênio Stan Lee, o Doutor Estranho, personagem que ganhou carne e osso nos cinemas recentemente, interpretado pelo britânico Benedict Cumberbatch.
Para Homem-Aranha, criação ao lado de Stan Lee, cuja primeira aparição se deu em Amazing Fantasy, de 1962, Ditko não era a primeira opção de Lee para a criação e concepção do personagem. A princípio, o então editor-chefe da Marvel convocou o parceiro Jack Kirby para a função – outro lendário artista que deu forma a nomes como Capitão América, Quarteto Fantástico, Hulk e X-Men. Os esboços de Kirby sobre esse herói adolescente com poderes de aranha não agradaram Lee que, então, apelou para Ditko.
Estão na conta do artista, por exemplo, a ideia dos atiradores de teia que o personagem usa até hoje – embora a versão dos cinemas dirigidas por Sam Raimi tenham criado os “lançadores orgânicos”, como se o corpo de Peter Parker produzisse as próprias teias. Ditko também é responsável por criar o visual mais clásssico do simpático Cabeça de Teia, como o personagem é chamado pelos fãs, e, principalmente, pelo visual do uniforme com as cores azul e vermelho, que se mantém até hoje no visual do personagem.




Seja o primeiro a comentar