A marca que ninguém quer: Marvel é indicada ao Framboesa de Ouro pela 1ª vez

Giovanna Camiotto

A marca que ninguém quer: Marvel é indicada ao Framboesa de Ouro pela 1ª vez

Xiii… A Marvel “conquistou” quatro indicações no Framboesa de Ouro, a temida “premiação” que é conhecida como o “anti-Oscar”.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

No Oscar, o filme Guardiões da Galáxia Vol. 3 conseguiu uma indicação na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Entretanto, o estúdio pode não estar orgulhoso com as indicações envolvendo Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

Acontece que a trama apareceu nas categorias debochadas de Pior Diretor, Pior Ator Coadjuvante para Michael Douglas e também para Bill Murray, fechando com indicação a Pior Filme Prequel, Remake, Plágio ou Sequência.

Essa é a primeira vez na história que um filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) vive a humilhação de aparecer entre os piores do ano no cinema.

Sobre o Framboesa de Ouro

O Framboesa de Ouro, também conhecido como Golden Raspberry Awards ou simplesmente Razzies, é uma premiação anual que busca destacar o outro lado do espectro cinematográfico: os piores filmes e atuações do ano.

Criado por John J.B. Wilson em 1981, o evento ocorre geralmente na véspera do Oscar, servindo como um contraponto humorístico e irônico ao prestigioso prêmio da Academia.

Diferente do Oscar, que celebra as maiores realizações cinematográficas, os Razzies apontam, de maneira bem-humorada, aqueles filmes, diretores, atores e atrizes que, por diversas razões, não foram tão bem recebidos por críticos e pelo público.

As categorias incluem, entre outras, Pior Filme, Pior Ator, Pior Atriz e Pior Diretor, além de prêmios especiais ocasionais que satirizam tendências ou realizações específicas da indústria.

A seleção dos “vencedores” é feita por membros da Golden Raspberry Award Foundation, composta por críticos de cinema, jornalistas e cinéfilos. Os indicados são geralmente anunciados em janeiro, com a cerimônia de premiação ocorrendo em fevereiro.

Apesar de seu tom de brincadeira, o Framboesa de Ouro tem sido alvo de críticas. Alguns consideram que o evento é excessivamente cruel e que seus julgamentos são, muitas vezes, injustos ou baseados em popularidade, ao invés de qualidade objetiva.

No entanto, outros defendem que a premiação serve como um lembrete saudável de que a arte é subjetiva e que nem toda produção cinematográfica é digna de elogios.

Curiosamente, alguns nomes proeminentes de Hollywood já foram “premiados” com um Framboesa de Ouro, incluindo atores e atrizes renomados que, em outras ocasiões, receberam elogios por diferentes trabalhos.

Esta peculiaridade reflete a natureza dinâmica e às vezes subjetiva da indústria cinematográfica, onde um talento reconhecido pode estar envolvido em projetos considerados de qualidade inferior.

Ao longo dos anos, houve ocasiões memoráveis em que os “vencedores” do Razzie aceitaram seus prêmios com bom humor. Por exemplo, Sandra Bullock compareceu à cerimônia em 2010 para receber seu prêmio de Pior Atriz por Maluca Paixão, um dia antes de ganhar o Oscar de Melhor Atriz por Um Sonho Possível.

O Framboesa de Ouro, apesar de sua natureza crítica e até mesmo zombeteira, ganhou um lugar na cultura popular como uma forma de reconhecer os aspectos menos brilhantes da indústria cinematográfica.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA