Marvel é processada por ‘roubar’ figurino do Homem de Ferro

Giovanna Camiotto

Marvel é processada por ‘roubar’ figurino do Homem de Ferro

Eitcha Lelê! A Marvel Entertainment, junto à Disney, está sendo processadas por – supostamente – ter roubado os designs dos figurinos de Homem de Ferro 3, Vingadores: Guerra do Infinito e até Homem-Formiga e a Vespa.

A empresa responsável pelas acusações é a Horizon Comics e seus fundadores Ben e Raymond Lai. Eles alegam que os desenhos foram utilizados sem consentimento ou compensações.

[irp posts=”60997″ name=”Após 13 anos, FBI recupera sapatos roubados de O Mágico de Oz”]

Conforme a CTV News, os reclamantes esperam “pôr fim a violação deliberada e persistente”, além de “ordenar que os réus paguem indenizações compensatórias e punitivas ao reclamante”.

Mas não para por aí, a ação também exige cobertura de custos da Horizon, como gastos com advogado-cliente pelo processo.

Situação processual da Marvel

Ao que tudo indica, os designs dos heróis vêm da série de três volumes, Radix, publicadas entre dezembro de 2001 a abril de 2002 pela Image Comics.

No entanto, o processo mostra que o editor-chefe da Marvel, CB Cebulski, tentou contratar os irmãos Lai após o sucesso de Radix, mas a dupla recusou a oferta, ocasionando assim a alegada cópia das ilustrações para uma pesquisa feitas pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts no ano de 2002.

[irp posts=”82884″ name=”Disney busca comprar os direitos do Homem-Aranha, afirma jornalista”]

O Instituto chegou a emitir um pedido de desculpas públicas na época. Novamente, a Marvel contatou os Lai após o incidente, mas eles só aceitaram participar dos quadrinhos de Thor e X-Men.

Em 2013, a Horizon Comics entrou com uma ação contra a Marvel em relação ao Homem de Ferro 3, a qual foi indeferida parcialmente, podendo prosseguir apenas em relação ao design do pôster do filme de Homem de Ferro 3.

A Marvel venceu esta acusação em 2019 após se constatar judicialmente que “virtualmente não havia nenhuma evidência no registro”.

O novo processo canadense da empresa de quadrinhos, argumenta-se que a Marvel continua infringindo as suas patentes de design em relação ao Radix.

Nem a Horizon nem os irmãos Lai forneceram qualquer forma de consentimento, explícita ou implícita, para a reprodução de suas Obras. Ao contrário, a Horizon já instituiu uma ação legal completa nos Estados Unidos para fazer valer seus direitos em parte das Obras. Depois dessa primeira reclamação legal, a Marvel infringiu os direitos autorais da Horizon de uma maneira ainda mais flagrante.”

[irp posts=”54489″ name=”Stan Lee processa o ex-empresário que supostamente roubou seu sangue”]

VEJA MAIS Homem de Ferro Marvel
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA