Os fãs do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) sempre se perguntaram por que, até agora, as séries praticamente não tiveram ligações com os seus filmes. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, acaba de dar uma resposta que pode ser considerada definitiva.
Em entrevista para o site Omelete, Feige foi questionado sobre como a linguagem visual das séries que são parte do Disney+ podem ser comparadas com os filmes. Foi aí que ele deu a entender que as produções anteriores não podem ser consideradas canônicas – ou seja, parte integrante do cânone de acontecimentos do UCM.
“O Disney+ vai nos dar a oportunidade de contar histórias ainda mais profundas sobre os personagens que vocês já conhecem e amam. E, pela primeira vez, elas terão ligações com os filmes“, disse o CEO da Marvel Studios, em menção a produções como WandaVision, Loki, Gavião Arqueiro, What If…?, Mulher-Hulk, Ms. Marvel e outras.
No caso de produções como Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro, elas quase não tiveram ligações com os filmes, então o que aconteceu nelas é mais fácil de ser ignorado.
Já o mesmo não pode ser dito a respeito de Agentes da S.H.I.E.L.D., já que em suas primeiras temporadas, ela mencionou os eventos dos filmes, além de ter como protagonista Phil Coulson, personagem recorrente da Fase 1 do UCM, e contar com pequenas participações de figuras como Nick Fury, Maria Hill e Lady Sif, por exemplo.
De qualquer forma, a declaração de Feige ajuda a explicar essa ausência de ligações entre as séries anteriores da Marvel com seus filmes.
[irp posts=”86342″ name=”Marvel fecha setor de séries de TV, mas poupa Helstrom e animações”]
Sobre o Universo Cinematográfico Marvel (UCM)
O Universo Cinematográfico Marvel (UCM) foi lançado em 2008 com o intuito de criar um universo compartilhado de filmes estrelados por personagens da editora. O filme que deu início à franquia foi Homem de Ferro e o grande responsável por desenvolvê-la é Kevin Feige, presidente da Marvel Studios.
Desde então, mais de 20 filmes foram lançados e praticamente todos foram bem avaliados pelos fãs e crítica. Eles foram protagonizados pelos personagens mais famosos da Marvel, como Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Homem-Aranha, Hulk, Viúva Negra, Capitã Marvel, Homem-Formiga, Doutor Estranho, entre outros.
O UCM foi dividido em três fases distintas, que ganharam o nome de Saga do Infinito e tiveram como principal enredo o desejo do vilão Thanos de coletar as Joias do Infinito para matar metade do universo. A chamada Fase 4 começa em 2020, com o filme solo da Viúva Negra. A franquia também conta com séries de TV e filmes curta-metragem. No entanto, essas produções têm pouquíssimas ligações com os filmes.
Em breve, também serão lançadas séries no serviço de streaming Disney+. Essas produções terão ligações diretas com os filmes e serão protagonizadas por personagens que já estiveram presentes nos longas.
O Universo Cinematográfico Marvel é a franquia cinematográfica que mais arrecadou em bilheteria na história do cinema, com lucro estimado de US$ 22 bilhões.
Seja o primeiro a comentar