Masako Nozawa fala sobre o segredo para interpretar Goku em ‘Dragon Ball’

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

Masako Nozawa fala sobre o segredo para interpretar Goku em ‘Dragon Ball’
Arte: Ryan Rice via Portal CBR

Masako Nozawa é um verdadeiro fenômeno da dublagem japonesa. Aos 88 anos de idade, ela é a responsável por dar voz a Goku, o eterno protagonista de Dragon Ball, desde que o personagem era ainda uma criança, até hoje. Ela comentou sobre o segredo de ter alcançado tamanha longevidade no papel.

Em material extra do Blu-ray de Dragon Ball Daima, Masako foi perguntada sobre um possível segredo para conseguir viver Goku com tanta intensidade, como faz até hoje. A veterana jura que não há uma receita específica, mas revelou um traço de personalidade que ela compartilha com o saiyajin:

Tenho certeza de que há algum (segredo), mas nunca estive consciente de nada que eu pudesse chamar de ‘o segredo’. Se eu tiver que dizer algo, talvez ser positiva. Talvez ser otimista seja uma coisa boa.

Além de Goku, Nozawa foi a voz de outros personagens de Dragon Ball, todos eles ligados ao saiyajin de alguma forma. Ela também dubla Gohan, Goten e Bardock na versão original dos animes da saga de Akira Toriyama. Seu trabalho mais recente é justamente Dragon Ball Daima, onde Goku volta a ser criança. Foi também o último lançamento com o envolvimento do criador, falecido em 2024.

No Japão, é normal que um mesmo dublador siga como a voz do personagem ao longo de toda a sua vida, da infância até a velhice. É uma dinâmica diferente do que acontece por aqui e o próprio Goku é um exemplo disso: sua versão criança tinha a voz de Úrsula Bezerra, cujo irmão, Wendell Bezerra, assumiu quando o personagem atingiu a maioridade e cresceu consideravelmente.

Masako Nozawa é uma personalidade no Japão e também já apareceu em diversos outros animes, desde clássicos modernos como One Piece e Naruto até títulos históricos, como Astro Boy e Doraemon. Ela também dubla filmes ocidentais para o idioma japonês, tendo trabalho em muitos títulos ao longo das décadas.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA