Máscara Negra: história e poderes do vilão do Batman e Aves de Rapina

Augusto Ikeda

Máscara Negra: história e poderes do vilão do Batman e Aves de Rapina

O Máscara Negra é o grande vilão do filme Aves de Rapina, mas ele se tornou conhecido mesmo como um dos vários oponentes que o Batman colecionou nos quadrinhos. Ele está entre os criminosos mais famosos de Gotham e tem uma ligação próxima com Bruce Wayne, ao ponto de desejar a morte do herói por diversas razões.

Assim como os demais vilões do Batman, ele também possui um passado trágico e triste que explica sua transformação em um criminoso.

Se você quer saber mais detalhes a respeito do Máscara Negra, seja apenas para se preparar para a estreia de Aves de Rapina ou apenas conhecê-lo melhor, confira abaixo um guia com sua história e poderes.

Breve história do Máscara Negra

O Máscara Negra foi criado em 1985 por Doug Moench e Tom Mandrake. Seu nome real é Roman Sionis, membro de uma rica família de Gotham. No entanto, teve uma infância infeliz, já que seus pais se preocupavam mais com o status social deles do que com o próprio filho. Durante seu parto, ainda bateu a cabeça no chão após um acidente.

Por serem parte da elite de Gotham, os pais do vilão se encontravam regularmente com Thomas e Martha Wayne, mesmo não gostando deles. Por consequência, Roman teve de se tornar amigo do jovem Bruce Wayne.

Essa hipocrisia de seus pais fez Roman crescer distante deles e pegar raiva das “máscaras” que eles usavam em público.

Quando se tornou um jovem adulto, o pai de Roman o promoveu a vice-presidente da Janus Cosmetics, a empresa da família. Um dia, os pais do vilão reprovaram uma namorada que ele arrumou (pois ela era de classe social inferior), e em retaliação, ele os matou após causar um incêndio na casa da família.

Roman Sionis assumiu o comando da Janus Cosmetics, mas logo mostrou ser um péssimo administrador, o que levou a companhia à beira da falência. Para tentar salvá-la, pediu a criação de um novo cosmético, mas como o produto foi lançado sem testes, desfigurou o rosto de muitas mulheres.

Para piorar ainda mais sua vida, a namorada de Roman, que havia se tornado sua noiva e a causa da morte dos seus pais, o abandonou na frente de seus funcionários.

Bruce Wayne, agora presidente dos negócios da sua família, aceitou salvar a Janus Cosmetics da falência, desde que Roman Sionis abrisse mão do controle da companhia. Sem outra escolha, o vilão aceitou a oferta.

[irp posts=”87730″ name=”Máscara Negra, ação e mais: a análise do novo trailer de Aves de Rapina”]

Humilhado e cheio de raiva, Roman foi até o túmulo de seus pais e a partir da madeira do caixão do seu pai, criou uma máscara e adotou a identidade de Máscara Negra, se transformando no mais novo criminoso de Gotham.

Em pouco tempo, o Máscara Negra juntou criminosos para seu grupo, que batizou de Sociedade do Rosto Falso, e os integrantes também tinham de usar máscaras.

Com o grupo devidamente formado, Roman decidiu iniciar sua vingança contra Bruce Wayne e sua empresa. Ele matou três funcionários do seu desafeto e ainda desfigurou o rosto de sua ex-noiva.

No entanto, não demorou muito para o Batman deduzir a identidade do Máscara Negra e que ele seria o próximo alvo do vilão.

Após o Batman impedir o Máscara Negra de matá-lo, o herói e Robin foram até a antiga mansão da família do vilão, que ele colocou fogo novamente. No entanto, enquanto fugia dos dois, caiu no chão em um local ardendo em chamas.

Batman e Robin conseguiram o resgatar, mas o Máscara Negra não podia mais retirar sua máscara como consequência do acidente.

Por conta do acontecido, o vilão foi parar no Asilo Arkham, mas conseguiu fugir após Ra’s al Ghul libertar os pacientes do hospital e recriou sua sociedade de vilões.

O Máscara Negra apareceu em várias outras histórias do Batman. Ele já chegou a se tornar líder de um culto durante a história No Man’s Land (a mesma em que Gotham foi isolada dos Estados Unidos por conta de um terremoto); começou a trabalhar com o tráfico de drogas, mas viu a Mulher-Gato interferir seus planos; teve seus desentendimentos com o Capuz Vermelho (Jason Todd) e chegou a morrer, mas foi ressuscitado por um Lanterna Negra.

No relançamento dos Novos 52 da DC, a história de origem de Roman não é muito diferente. Apenas é estabelecido que ele sofre de bipolaridade: Roman Sionis é uma pessoa, enquanto que o Máscara Negra é outra. Além disso, sua máscara tem uma tecnologia que lhe permite controlar a mente de pessoas mais fracas.

[irp posts=”88753″ name=”Assinantes do DC Universe poderão assistir sessões antecipadas de Aves de Rapina”]

Poderes e habilidades do Máscara Negra

Roman Sionis, assim como outros oponentes do Batman, não possui superpoderes, mas é dono de diversas habilidades. Entre elas, estão:

  • Criminologia: o Máscara Negra se tornou um dos principais criminosos de Gotham e quase tomou o controle das atividades criminosas da cidade;
  • Administração: Roman quase levou a empresa de sua família à falência, mas após se tornar um criminoso, melhorou bastante esse aspecto;
  • Mestre do disfarce: o vilão também possui outras máscaras que usa para seus disfarces e já até conseguiu enganar o Batman em uma ocasião;
  • Boa pontaria: o Máscara Negra sabe manusear armas como ninguém;
  • Interrogação: Roman Sionis é especialista em técnicas de tortura para interrogar e intimidar suas vítimas.

Apesar de não ser insano e louco como outros inimigos do Batman, o Máscara Negra tem uma fraqueza semelhante: ele se envolveu tanto em atividades criminosas que perdeu a noção do que é certo e o que é errado.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA