‘Massa Funkeira’, documentário de Ana Rieper, estreia no Festival do Rio 2025

Andre Cananea

‘Massa Funkeira’, documentário de Ana Rieper, estreia no Festival do Rio 2025
Bastidores de 'Massa Funkeira' (Divulgação/Giros Filmes)

O funk carioca, gênero que molda corpos, desejos e narrativas das periferias brasileiras, chega à tela grande em Massa Funkeira, documentário dirigido por Ana Rieper. A produção faz sua estreia mundial no 27º Festival do Rio, dentro da mostra competitiva Première Brasil: Documentário, que acontece de 2 a 12 de outubro de 2025.

Sem moralismos, o filme explora como a música, a dança e as vivências de artistas do funk refletem resistência, prazer e afirmação pessoal, trazendo depoimentos de nomes como Valesca Popozuda, Kevin O’Chris, Tati Quebra Barraco, MC Carol e DJ Rennan da Penha.

As sessões de Massa Funkeira acontecem no dia 7 de outubro, terça, às 19h15, na Estação NET Gávea 5 e Estação NET Gávea 4; no dia 8, quarta, às 13h30, no Cine Odeon – CCLSR; e no dia 9, quinta, às 16h15, no Cinesystem Belas Artes 5.

Combinando imagens de bailes, registros de corpos em movimento e o batidão que mobiliza multidões, o documentário reforça o funk como força vital da cultura brasileira. Este é o sétimo longa de Ana Rieper, diretora que já assinou Vou Rifar Meu Coração (2012), Clementina (2018) e Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina (2024).

Para a cineasta, lançar o filme no Festival do Rio é um gesto simbólico: 

Um filme que gira em torno do Baile de Favela no Rio de Janeiro, que tem o funk carioca como tema central, não poderia ter melhor janela.

Massa Funkeira é uma realização da Giros Filmes em coprodução com a Paladina Filmes. A produção é de Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães, com financiamento do Art 1ºA, 3º, 3ºA e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA